Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra praia lotada na China durante o verão #boato

Foto mostra praia lotada na China durante o verão #boato

Boato – Imagem compartilhada no Facebook e no WhatsApp mostra multidão de banhistas em praia na China durante o verão.

Nas redes sociais, vale a máxima: uma imagem vale mais que mil palavras. Está aí o Boatos.org que não nos deixa mentir. Afinal de contas, não foram poucas as vezes em que surgiram balelas sustentadas por imagens impressionantes na internet.

A última delas aponta para uma cena pitoresca: a de uma praia lotada na China. A imagem, que impressionou internautas mundo afora, mostra o que seria multidão de banhistas em uma praia na China durante o verão. Junto à imagem, a mensagem (em português de Portugal) diz: “praia na China. Se perderes o teu filho, não o procures… faz outro”.

Foto mostra praia lotada na China durante o verão?

É claro que não faltou quem pensasse que a história é real, assim como não faltaram comentários sobre o assunto: “meu Deus o que isso! Isso tudo é só para beberem água salgada?”, diz um comentário. Em outro, o texto diz “tem sido assim nas praias na China”. Mas o que nem todos sabem é que a história não passa de boato. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

De fato, algumas praias na China costumam ficar lotadas (afinal, estamos falando de um país com 1 bilhão de pessoas). É o caso da praia de Qingdao Huiquan, em Qingdao (considerado um dos lugares mais lotados do mundo). Porém, a imagem que viralizou nada tem a ver com o verão chinês.

De cara, achamos a história muito estranha. Não é para menos. Afinal, a imagem já circula há um tempo em redes sociais e não possui nenhuma informação a não ser que se trata de uma “praia na China”. Além disso, a mensagem tem (pelo menos) uma das características-chave de boatos online: ela é extremamente vaga.

Mesmo sem muitas informações, tentamos buscar pelo a origem da tal e descobrimos que ela é bem mais familiar do que se imagina. Isso porque o clique saiu do Brasil. Do Rio de Janeiro, para ser mais exata. A imagem foi registrada durante a missa de encerramento da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho de 2013. A celebração, que aconteceu na praia de Copacabana, reuniu cerca de 3,7 milhões de peregrinos. Por sinal, este vídeo, mostra que a praia e as barracas são semelhantes às encontradas na foto.

Com isso, chegamos à conclusão que a foto da praia lotada na China durante o verão é balela. A imagem é do Rio de Janeiro e não tem nada a ver com o verão chinês.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.