Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Povo brasileiro é o 3°mais idiota do mundo, diz estudo #boato

Povo brasileiro é o 3°mais idiota do mundo, diz estudo #boato

Boato – Estudo britânico Ipsos Mori aponta o povo brasileiro como o terceiro mais idiota do mundo. Brasil é medalha de bronze. 

Para tudo na vida pode se dar um jeito. Se não fosse assim, o jeitinho brasileiro não seria tão famoso entre nós. A malandragem e o jogo de cintura do brasileiro ficaram conhecidas mundialmente. Mas, ao que tudo indica, a nossa fama é outra.

Segundo o texto que circula na internet, o brasileiro acaba de ganhar um novo título, o de idiota. O texto dá conta que um estudo britânico apontou o povo brasileiro como o terceiro mais idiota do mundo. Confira:

ESTUDO BRITÂNICO REVELA QUE POVO BRASILEIRO É O TERCEIRO MAIS IDIOTA DO MUNDO. Qual a porcentagem de brasileiros com acesso à internet? As famílias mais ricas concentram quanto da renda total do país? A cada 100 pessoas no Brasil, quantas vivem na zona rural? O instituto de pesquisas britânico Ipsos Mori fez esse tipo de perguntas para brasileiros. Os palpites passaram tão longe das repostas corretas, que renderam ao Brasil o título de terceiro país mais ignorante sobre si mesmo.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O estudo intitulado Perils of Perception (Perigos da Percepção) foi feito com 33 nações, de todos os continentes. O país que menos sabe sobre sua própria situação é o México, seguido pela Índia e sobrando para nós a medalha de bronze. Na outra ponta, o mais consciente do ranking foi a Coreia do Sul, em segundo ficou a Irlanda, com a Polônia em terceiro para fechar o pódio.

Povo brasileiro é o 3°mais idiota do mundo?

Um baita título, não? Se fosse verdade, sim. Mas, a verdade é que essa notícia não passa de mais um boato da internet. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Como você deve imaginar, o próprio caráter do texto já levanta suspeitas. Afinal, o título aponta uma coisa e o texto outra bem diferente. Para variar, o enredo é o mesmo: uma imagem e um título bombástico, e assim nasce um viral.

Mas, vamos lá! Ao pesquisarmos sobre o assunto, encontramos um texto igualzinho no “Super Interessante”. Acontece que as mentes brilhantes da internet copiaram o texto e mudaram o título da matéria. Trocaram “ignorante” por “idiota”.

Vale frisar que idiota e ignorante, apesar de serem xingamentos, são coisas bem diferentes. “Idiota” significa alguém incapaz de coordenar ideias, pateta e que denota estupidez. Já “ignorante” trata-se de alguém sem instrução ou sem conhecimento sobre algo.

Outro detalhe: o ranking é de 2015. Em 2016, o Brasil caiu para o sexto lugar no ranking mundial. Por sinal, é um tanto equivocado dizer que é do mundo, pois apenas 40 países participaram da pesquisa. Vale apontar que o Brasil é “menos ignorante que os Estados Unidos”.

Sendo assim, podemos cravar que a história de que o povo brasileiro é o 3°mais idiota do mundo é #boato. Além de a pesquisa (vamos convir que um tanto duvidosa, mas isso é outra história) nunca ter usado o termo “idiota” e a pesquisa não aplacar o mundo todo, a “medalha de bronze” está desatualizada. Atualmente, já perdemos o terceiro posto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp pelo telefone (61) 99331-6821.