Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Policiais do Chile são flagrados cheirando cocaína antes de manifestação #boato

Policiais do Chile são flagrados cheirando cocaína antes de manifestação #boato

Policiais do Chile são flagrados cheirando cocaína antes de manifestação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que policiais foram flagrados cheirando cocaína antes de manifestação contra o governo em Santiago (Chile).

Nos últimos dias, a América do Sul se tornou um cenário um tanto quanto conturbado em relação a protestos. Venezuela, Peru, Equador e, mais recentemente, o Chile estão na lista de países que enfrentam manifestações populares e confrontos envolvendo a população e a polícia. É justamente sobre o Chile que vamos falar hoje.

De acordo com um vídeo que viralizou em redes sociais de chilenos e chegou até a ser notícia em países como o Reino Unido (em tabloides britânicos) e no Brasil (em sites ditos de esquerda), policiais chilenos foram flagrados cheirando cocaína momentos antes de uma manifestação em Santiago. Leia algumas das versões que circularam por aí:

Versão 1: Policiais chilenos cheirando cocaína para reprimir. Não muito diferente do nosso brezil. Versão 2: Soldados chilenos cheirando cocaína antes de reprimir protestos do povo. No Vietnã os soldados dos EUA tinham autorização para usar cocaína e heroína antes do combate. Nada adiantou, foram derrotados, assim como serão esses filhotes de Pinochet. #chile

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Policiais chilenos cheiram cocaína nas ruas antes de reprimir protestos Em vídeo chocante, policiais chilenos cheiram cocaína como “estimulante” para atacarem com violência as pessoas que protestam contra as políticas do governo Piñera. 15 pessoas já morreram por conta da violência policial. Resta saber se a droga foi distribuída pelo governo ou se foi comprada dentro dos quartéis. Lembrando que Pinochet, sempre elogiado por Bolsonaro, era chefe do tráfico no Chile.

Policiais do Chile foram flagrados cheirando cocaína antes de manifestação?

Não foram poucas as pessoas que utilizaram as imagens para embasar a tese de que a violência policial tem causado o grande número de mortes no país. Mas só há um detalhe: o vídeo em questão não mostra policiais usando drogas. Vamos aos fatos.

Antes de “virar notícia” (e ganhar uma roupagem de algo real), a história surgiu em posts em redes sociais em espanhol que tinham algumas das principais características de boatos (informação vaga, alarmista e sem citar fontes confiáveis).

Ao fazer uma análise das imagens, é possível perceber duas coisas: que os policiais, de fato, baixam a cabeça e parecem usar um produto e que não dá, de forma alguma, cravar que se trata de cocaína ou qualquer outra droga. Só isso já nos daria a possibilidade de classificar a história como boato.

Porém, não demorou muito para a tese de que o produto seria cocaína cair por terra. Bastou fazer uma busca em sites locais para ver que o vídeo foi explicado. O jornal La Tercera, entrou em contato com o comando da Polícia chilena e teve a explicação de que o produto é mentholathum. De acordo com a instituição, o procedimento é comum pois o creme ajuda a diminuir os efeitos dos gases lacrimogêneos.

Vale dizer que o fato de “sites internacionais” (para os chilenos) terem compartilhado a notícia falsa também chamou atenção. Esse site apontou que europeus caíram na balela.

Resumindo: a história que aponta que policiais foram flagrados cheirando cocaína durante um protesto no Chile é falsa. Trata-se de mais um boato baseado em um vídeo que viralizou por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ