Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Piloto de avião desvia de caminhão-tanque em atentado terrorista na Argélia #boato

Piloto de avião desvia de caminhão-tanque em atentado terrorista na Argélia #boato

Piloto de avião desvia de caminhão-tanque em atentado terrorista na Argélia, diz boato (Foto: Reprodução/Instagram)

Boato – Argélia sofre atentado terrorista em avião, mas habilidade de piloto impede que plano se concretize. Ele se desviou de caminhão-tanque em pista de pouso.

Localizada no norte da África, a Argélia é um país bastante estratégico para a Europa, uma vez que é um dos maiores distribuidores de gás natural para o continente. Além das exportações de energia, o assunto terrorismo também é bastante recorrente na Argélia (especialmente pela forte atuação do grupo Estado Islâmico na Líbia) e mobiliza diversos soldados do país.

Mas, de acordo com uma história que anda circulando nas redes sociais, o trabalho da força armada argelina não foi o suficiente para evitar um ataque terrorista. Entretanto, ainda segundo a publicação, a habilidade de um piloto teria evitado uma tragédia.

O vídeo que acompanha a mensagem mostraria o momento exato em que o piloto desvia de um caminhão tanque, evitando que ambos explodissem e causassem uma tragédia. “Atentado terrorista na Argélia, que graças a habilidade do piloto do avião, não funcionou..”, afirma o texto. Confira o vídeo:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Piloto de avião desviou de caminhão-tanque em atentado terrorista na Argélia?

As imagens são realmente impressionantes e, supostamente, mostram muita habilidade do piloto, que consegue desviar (por centímetros) do caminhão-tanque, deixando toda a história bastante emocionante. Mas será que o vídeo e essa história de ataque terrorista frustrado são reais? A resposta é não.

Vamos aos fatos! De cara, identificamos que a publicação é vaga (não diz exatamente onde e muito menos quando o suposto ataque terrorista teria acontecido). Ela também é extremamente alarmista e não cita fontes confiáveis. Ou seja, segue aquele velho roteiro de fake news na internet.

Além disso, dada a importância (e também o caráter inusitado e heroico), era de se esperar que a informação aparecesse em veículos de comunicação. No mínimo, uma menção ao fato ou algum desdobramento sobre o suposto ataque. Entretanto, não existe nenhuma referência ao assunto na imprensa.

Ao olhar com mais atenção para as imagens, é possível identificar características de que o vídeo é uma animação gráfica. Fato que se comprova ao buscarmos a origem do vídeo e descobrimos que, além das imagens serem falsas, elas também causaram uma verdadeira saia justa no Paquistão. Acreditando se tratar de um vídeo verdadeiro, um ministro paquistanês publicou o conteúdo em sua rede social, elogiando a suposta manobra do piloto.

Entretanto, logo ele descobriu que as imagens, na verdade, tratavam-se de uma cena do jogo GTA 5. A situação (em que um caminhão-tanque aparece na pista de pouso) foi criada por um jogador, que gravou toda a manobra e disponibilizou a cena em seu canal.

Em resumo: a história que diz que a habilidade de um piloto evitou uma tragédia após um ataque terrorista na Argélia é falsa! O vídeo que mostraria a suposta manobra, na verdade, trata-se de uma cena do jogo GTA 5. Ou seja, tanto a história como as imagens não têm nada de verdade. Não compartilhe! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.