Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Orgia entre idosos acaba com sete mortos na Bélgica #boato

Orgia entre idosos acaba com sete mortos na Bélgica #boato

Boato – Sete idosos morreram em uma orgia exclusiva para maiores de 65 anos na Bélgica. Evento contou com 200 pessoas e foi em Charleroi.

Cada vez mais raras na imprensa brasileira, as notícias bizarras não chamam tanta atenção como, por exemplo, há cinco anos. Não sabemos até que ponto o cuidado com as fake news influenciou nesta diminuição de notícias do gênero, mas o fato é que cada vez mesmo essas notícias insólitas têm destaque.

Mesmo assim, de vez em quando aparece uma destas “notícias”. Dentre elas, algumas são falsas. É o caso da história de hoje. Circula na internet (principalmente em sites portugueses) a informação de que sete idosos morreram durante uma orgia “só para maiores de 65 anos” na cidade belga de Charleroi.

De acordo com o texto, 10 pessoas tiveram problemas de saúde durante a “festinha”, que contou com 200 pessoas. Dentre as vítimas, cinco teriam morrido de ataque cardíaco e duas de edema pulmonar. O texto ainda aponta como fonte o jornal Nord Presse. Leia o texto que circula online (reprodução do Facebook):

Orgia entre idosos acabou com sete mortos na Bélgica?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história começou a viralizar em língua portuguesa em 2017, mas ela é muito mais antiga do que isso. A publicação original, do Nord Presse, é de 2014. Agora um detalhe muito importante: o site belga é de notícias falsas. Entre outras publicações do site está a de que, por exemplo, John Kennedy se suicidou.

Um detalhe: o Nord Press se notabiliza por “enganar” jornalistas. Esta matéria de 2017 aponta (com certo mau humor) que o site “pegou” o jornal Le Parisiense com um boato envolvendo Emmanuel Macron.

Já esta matéria de 2014 aponta que diversos sites russos caíram em um boato criado pelo Nord Press. Adivinhe qual era o boato em questão? Sim, a história dos velhinhos que morreram durante a orgia na Bélgica.

A história é falsa. Mas e as fotos que circulam online? A dos paramédicos levando um homem em uma maca é utilizada em vários sites de serviços de emergência médica. A dos idosos também é usada como imagem de destaque para “idosos felizes”. Ou seja, duas imagens aleatórias que não têm nada a ver com o caso descrito.

Resumindo: a história que aponta que sete idosos morreram durante uma orgia na Bélgica é falsa. Foi criada por um site especializado em fake news e viralizou na internet pelo mundo todo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.