Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > OMS vai recomendar oficialmente ivermectina para tratar Covid-19 #boato

OMS vai recomendar oficialmente ivermectina para tratar Covid-19 #boato

OMS vai recomendar oficialmente ivermectina para tratar Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu recomendar o uso da ivermectina no tratamento contra a Covid-19. 

Na internet, um dos assuntos mais comentados nos últimos dias é o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19 (mesmo depois de inúmeros testes com a substância que fracassaram e inúmeras histórias indicando problemas de saúde em que fez o uso do medicamento para esse fim).

Mas aparentemente, parece que alguns internautas não vão desistir tão cedo do tema. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) iria anunciar uma notícia bombástica.

Ainda segundo a publicação, em breve, a OMS vai recomendar, oficialmente, o uso da ivermectina no tratamento contra a Covid-19. Ainda de acordo com a história, veículos de comunicação e políticos, bem como médicos, contrários a medida deveriam ser processados. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“A OMS – Organização Mundial da Saúde irá recomendar OFICIALMENTE o uso da Ivermectina no tratamento da praga chinesa. Que comecem os processos milionários contra a mídia, prefeitos, governadores, médicos, membros do supremo, políticos Facebook, Instagram, YouTube, Twitter”.

OMS vai recomendar oficialmente ivermectina para tratar Covid-19?

A informação, claro, causou um enorme burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook, onde alcançou diversos negacionistas. Entretanto, a história não é nada do que parece.

Não é novidade para ninguém que histórias falsas envolvendo o uso da ivermectina no tratamento ou cura da Covid-19 se espalharam pela internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o município de Maxaranguape (RN) teria zerado óbitos e internações após tratamento precoce com ivermectina. Também a que indicava que a ivermectina teria superado as vacinas após comprovar 83% de eficácia contra a Covid-19 e, por fim, a que apontava que a ivermectina poderia aniquilar a Covid-19 se usada de forma preventiva.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto e descobrimos que, na realidade, a história é uma distorção de uma informação real. No dia 24 de março de 2021, a OMS divulgou que, na próxima semana, vai se posicionar oficialmente em relação ao uso (ou não) da ivermectina no tratamento contra a Covid-19. Até o momento, ninguém sabe se a resposta será positiva ou negativa.

Entretanto, ao que tudo indica, a OMS não deve endossar o uso do medicamento em casos de Covid-19. O anúncio sobre o posicionamento aconteceu dois dias após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselhar o uso da ivermectina em tratamentos contra a Covid-19.

Além disso, o medicamento não possui comprovação científica no combate à doença. A própria farmacêutica MSD, fabricante da ivermectina, já emitiu um comunicado onde afirma que o medicamento não possui eficácia contra a Covid-19 e não deve ser usado para esse fim. Não será a OMS, em uma grande virada, que vai anunciar o uso.

Em resumo: a história que diz que a OMS vai recomendar o uso da ivermectina no tratamento contra a Covid-19 é falsa! De fato, a OMS anunciou que vai se posicionar sobre o assunto a partir do dia 29 de março de 2021, entretanto, não informou se a resposta ao uso será positiva ou negativa. Ao que tudo indica, a OMS deve se posicionar contra o uso do medicamento, uma vez que o anúncio surgiu dois dias após a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselhar o uso da ivermectina no tratamento contra a Covid-19 e o medicamento não possuir comprovação científica (algo endossado pela própria farmacêutica fabricante da ivermectina) contra a Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy