Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Novo trem-bala do Japão chega a 4.800 km/h de velocidade, mostra vídeo #boato

Novo trem-bala do Japão chega a 4.800 km/h de velocidade, mostra vídeo #boato

Novo trem-bala do Japão chega a 4.800 kmh de velocidade, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra incrível trem-bala do Japão (shinkansen) que alcança 4.800 km/h e faz um trajeto de 502,3 km (de Tóquio a Osaka) em 10 minutos.

Sem dúvida, um dos meios de transporte mais impressionantes do mundo é o trem-bala. Confortável e (muito) rápido, o trem-bala é um orgulho do Japão (e de outros poucos países que têm veículos similares) e uma experiência incrível de viagem (um relato pessoal: quando a viagem termina, a gente fica com uma sensação constrangedora de “já chegou?”). E é sobre esse meio de transporte que vamos falar.

Um vídeo que circula na internet e tem feito sucesso no Brasil aponta para um “rompimento de limites” por parte do trem-bala japonês. De acordo com mensagens que acompanham o vídeo (que você verá na segunda parte do nosso texto), o Japão lançou um trem-bala que atinge 4.800 km/h e faz um trajeto de 502,3 km (de Tóquio a Osaka, duas maiores cidade dos país) em dez minutos. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: O novo trem-bala japonês alcança inimagináveis 4.800 km/h, completando o percurso da estação de Shin Osaka até Tokyo (502,3 km) em apenas 10 minutos. Versão 2: #MAGLEV #BULLET – O novo trem bala japonês alcança inimagináveis 4.800kmh, FEZ 502KM EM 10 MINUTOS.

Vídeo mostra novo trem-bala do Japão que chega a 4.800 km/h de velocidade?

É claro que a mensagem e, principalmente o vídeo (que mostra um velocímetro), deixaram muitas pessoas impressionadas. No Facebook, um dos vídeos têm mais de 700 mil visualizações (e contando). Apesar do sucesso do vídeo, ele não é, por assim dizer, condizente com a realidade.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quando nos deparamos com o vídeo, pensamos em uma questão lógica. Se o vídeo fosse real, a velocidade do som (1224 km/h) seria quebrada em quase quatro vezes. Se você não se lembra, tivemos alguns episódios (inclusive no STF) de vidros quebrados por caças da FAB que quebraram a velocidade do som. De acordo com perícias da época, o avião chegou à velocidade de 1.100 km/h. Partindo do pressuposto que o avião a 1.100 km/h quebrou vidros, poderíamos aferir que um trem a 4.800 km/h poderia fazer um grande estrago. Porém, o vídeo não mostra nada disso.

Mesmo levando em conta que o trajeto poderia ser “preparado” para que não houvessem acidentes, há outro ponto: a ausência do anúncio do “super trem-bala do Japão”. Quando o Japão lançou um trem-bala que chega a 360 km/h (mas que com passageiros terá a velocidade máxima de 285 km/h por questões de segurança), a notícia circulou no mundo todo. Por que não haveria notícias de um trem que vai a 4.800 km/h?

Com base nisso, começamos a buscar pelo vídeo original. Não foi difícil, visto que a filmagem tem o crédito de um estúdio chamado Fermata Studio. A página do YouTube do estúdio em questão mostra diversos vídeos do tipo. E este é o do trem Tóquio-Osaka:

A descrição do vídeo deixa bem claro, em bom japonês, que se trata de uma ficção. Mais exatamente uma técnica de aceleração de tempo chamada time lapse. Veja a descrição do vídeo original: “Este vídeo é ficção. Estou fazendo isso por um método chamado variante de tempo hyper-lapse/time-lapse”.

Em outro vídeo, de um avião que teria chegado a 20.000 km/h, o autor do canal explica a dinâmica das gravações: “A velocidade percebida é de aproximadamente 20 vezes a velocidade real. Medi a velocidade real a bordo pelo receptor GPS”. Assista ao vídeo:

Resumindo: a história que aponta que o Japão lançou um trem-bala que chega a 4.800 km/h é falsa. O vídeo em questão é uma peça de ficção de uma simulação acelerada de um vídeo real de um trem. Pelos nossos cálculos, o trem-bala do vídeo chega “só” a 240 km/h.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK