Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Mulher é assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela #boato

Mulher é assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela #boato

Boato – Mulher foi morta pela milícia de Maduro na Venezuela. Ela foi assassinada por não participar das manifestações a favor de Maduro e reclamar da fome e miséria no país.

Recentemente, o Boatos.org fez uma lista de sete boatos que só serviram para divulgar vídeos bizarros na internet. Infelizmente, hoje teremos que falar novamente de uma história que está ajudando uma filmagem de um assassinato de uma mulher (que, obviamente, não vamos publicar aqui) a se espalhar no Facebook e WhatsApp.

De acordo com a mensagem, uma mulher foi assassinada na Venezuela por não estar participando de manifestações a favor do presidente Nicolás Maduro e por reclamar da fome no país. O texto aponta que foi a milícia do ditador que cometeu o crime. Mais do que isso, disse que o PT e os esquerdistas vão implantar o regime aqui. Leia a mensagem que circula online:

Essa mulher vai ser covardemente assassinada pela milicia do Ditador Maduro na Venezuela comunista apoiada por Lula e todos os partidos de esquerda como PT, PSOL, PCdoB e cia Ltda.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Motivo: ela não vinha participando das manifestações em Favor do ditador Maduro e reclamava muito do regime de fome e miséria na Venezuela. Nós brasileiros temos que lutar contra o PT e contra todos os comunistas porque o PT quer implantar esse regime venezuelano no Brasil. Não vote em petistas nem em qualquer esquerdista. Pense nisso!

Mulher foi assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela?

Infelizmente, a história está fazendo o vídeo viralizar na internet. Mas será mesmo que a história que aponta que essa mulher foi morta por discordar de Nicolás Maduro é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao nos deparar com a mensagem, já ficamos desconfiados. Afinal, ela tem as principais características de um boato online: vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis (só faltou o pedido de compartilhamento). Mesmo com tão poucas informações, fomos atrás da história real. E chegamos ao nome de Rosa del Carmen Castillo, moradora da cidade de Simón Bolívar (estado de Zulia, Venezuela).

Sim, é fato que o assassinato de Castillo aconteceu na Venezuela. Porém, o caso ocorrido no dia 13 de abril (que ganhou repercussão por causa da viralização do vídeo na internet) não tem ligação (pelo menos direta) com Maduro.

De acordo com notícias da mídia local, Castillo havia denunciado um roubo à sua residência. Quando a polícia foi atrás dos bandidos, um membro acabou morto. Ou seja, o assassinato da mulher foi uma vingança pela morte do assaltante. No dia 16 de abril, a polícia de Zulia anunciou que cinco suspeitos foram presos. Um dos suspeitos continua foragido.

Deu para perceber? A mídia venezuelana aponta que a morte de Castillo não tem relação com “milícias de Maduro”. Antes que você pense que isso é coisa “da mídia comprada”, saiba que até veículos de oposição ao presidente do país publicaram a informação. O blog “Maduradas” (crítico a Maduro) destacou que um dos assassinos é um fugitivo de uma delegacia no ano de 2016.

Resumindo: o assassinato de Rosa del Carmen Castillo é, infelizmente, real e o caso aconteceu na Venezuela. Porém, a história não tem nada a ver com “milícias de Maduro” ou mesmo com um assassinato por motivos políticos. Não compartilhe a história.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.