Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Motoboy tem moto apreendida e resolve doar lanche a menino que catava comida no lixo #boato

Motoboy tem moto apreendida e resolve doar lanche a menino que catava comida no lixo #boato

Motoboy tem moto apreendida e resolve doar lanche a menino que catava comida no lixo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um motoboy teve a moto apreendida e resolveu doar o lanche a um menino que catava comida no lixo. É o agir de Deus!

Nas redes sociais, boas ações sempre geram uma dose de comoção nos internautas e, consequentemente, vários compartilhamentos. Afinal, ver benfeitorias levam à reflexão de que ainda existe gentileza e humanidade no planeta, não é mesmo? Até aí, tudo bem. Mas e quando os vídeos ou imagens que tanto emocionam na web, na verdade, não são aquilo que realmente parecem ser?

É o caso do nosso desmentido de hoje. Um vídeo que viralizou pelos quatro cantos da internet, principalmente Facebook e Instagram, traz, supostamente, uma história para lá de comovente de um motoboy que teve a sua moto apreendida e resolveu doar lanche a um menino que catava comida no lixo.

Nas imagens, obtidas através de câmeras de segurança instaladas em uma avenida, é possível ver o rapaz sendo parado em uma blitz e, após descer do veículo, é notificado pelos agentes de trânsito sobre a apreensão da moto. Em seguida, ao se aproximar de um homem que lavava o carro do outro lado da rua, ele leva uma esguichada de água no rosto.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Visivelmente enraivecido com toda a situação, ao ser abordado, ele destrata um outro homem que, pouco antes do ocorrido, procurava comida junto com uma criança em uma lixeira perto do local. Depois, aparentemente arrependido ao ver a cena do que parece ser pai e filho comendo restos de alimentos, o motoboy decide pegar uma marmita dentro da sua mochila térmica e entregar aos dois.

A história, que está sendo compartilhada com uma música gospel ao fundo, arrancou lágrimas de muita gente e rendeu uma série de comentários do tipo “É o agir de Deus”. Confira, a seguir, o vídeo em questão e o texto original da publicação que está rodando online:

O AGIR DE DEUS.. Motoboy teve moto apreendida, recebeu água na face, doou lanche a um pai e seu filho que catava lixo para comer e final se torna SURPREENDENTE… SIGA NO INSTAGRAM

Motoboy teve moto apreendida e resolveu doar lanche a menino que catava comida no lixo?

O vídeo ganhou força nas redes sociais na última semana, com diversos likes e compartilhamentos, deixando quem assistia àquelas cenas bastante emocionado. No entanto, apesar de muito bonita, a história por trás das imagens não procede.

E desconfiamos disso, para começar, por conta das características da mensagem da publicação, que carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde ocorreu toda a situação), alarmista (tem o intuito de gerar comoção e, com isso, induzir compartilhamentos entre os internautas), possui erros de português e, o mais importante, não cita fontes confiáveis que possam confirmar a veracidade da narrativa das imagens.

Em segundo lugar, devido à ausência de notícias sobre o assunto, quando batemos o olho, logo entendemos do que se tratava. Ao encontrarmos o vídeo original, com os devidos créditos no final, descobrimos que o vídeo é fictício e foi produzido por uma produtora do Equador chamada Conéctate Manabí, já conhecida por ter seus vídeos equivocadamente usados para espalhar boatos na internet.

Inclusive, nossa equipe desmentiu recentemente um deles aqui no Boatos.org, sobre o falso caso do sequestro de uma menina captado por câmeras de segurança. Inclusive, no canal da produtora, há diversos outros vídeos de simulações de “casos perigosos”, como de de brigas, de golpe do “boa noite Cinderela” e até de eventos paranormais. Ou seja, é uma página “especialista” em lançar virais como esse com a ideia, aparentemente, de alertar as pessoas sobre esses perigos.

Resumindo: A publicação que dá conta de que supostamente um motoboy teve a moto apreendida e resolveu doar lanche a um menino que catava comida no lixo não é verdadeira. O vídeo é fictício e foi compartilhado equivocadamente como uma história real. Por isso, mais uma vez, ressaltamos: não acredite em tudo o que vê na web!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy