Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ministro da Economia e Finanças da Venezuela é flagrado fazendo compras nos EUA #boato

Ministro da Economia e Finanças da Venezuela é flagrado fazendo compras nos EUA #boato

Ministro da Economia e Finanças da Venezuela é flagrado fazendo compras nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ministro da Economia e Finanças da Venezuela está fazendo compras nos EUA e é interpelado por um homem.

Apesar de os olhos do mundo estarem virados, prioritariamente, para a situação no Oriente Médio, o clima na Venezuela continua mais do que conturbado. Depois de muita confusão na eleição da Assembleia Legislativa do país, o clima político entre apoiadores do presidente Nicolás Maduro e do opositor Juan Guaidó continua quente. Neste contexto, um vídeo chamou muita atenção aqui no Brasil.

Nas imagens, um homem interpela o que seria, de acordo com a descrição do vídeo, o ministro das Finanças atual da Venezuela fazendo compras nos Estados Unidos. Na filmagem, o homem chama o “ministro” de Chavista, profere xingamentos e discute com a mulher que está o acompanhando. Leia duas das versões da história que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: Ministro das finanças atual da Venezuela totalmente falida fazendo compras nos EUA. Socialismo só pros otários mesmo!!!! Versão 2: Olha onde o Ministro das Finanças da falida Venezuela faz suas comprinhas???? Nos Estados Unidos da América!!!!! Versão 3: *Ministro finanças atual da falida Venezuela, fazendo compras nos EUA. Socialismo só pros otários !!!!* (Comunismo/socialismo é só pros otarios mesmo, os politicos gostam do bom e velho capitalismo kkkk)

Ministro da Economia e Finanças da Venezuela foi flagrado fazendo compras nos EUA?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A tal informação foi muito compartilhada aqui no Brasil junto com ataques ao “socialismo”. Mas será mesmo que a pessoa do vídeo em questão é o ministro das Finanças da Venezuela? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Nem precisamos ir muito longe para sabermos que a pessoa das imagens não é o atual ministro da Economia e Finanças da Venezuela. Se você não sabe, o nome do ministro atual é Simón Zerpa Delgado. Além de ele não se parecer com a pessoa no vídeo, é possível perceber que, no começo do vídeo, o “comprador dos Estados Unidos” é chamado de “Héctor”.

Se acompanharmos com mais detalhes a filmagem, principalmente na hora da discussão com a mulher, podemos perceber que o sujeito é acusado de “colocar pessoas na cadeia” e é descrito como membro do Judiciário da Venezuela. A partir daí, bastaram algumas buscas para descobrirmos que a pessoa das imagens é Héctor Manuela Coronado Flores. Ele foi ministro da “Sala de Cassação Penal” entre 2006 e 2015.

Ao buscar mais detalhes sobre o vídeo, descobrimos que ele virou notícia na Venezuela e em países vizinhos como o Peru. De acordo com o site La República, a pessoa que divulgou as imagens é José Antonio Colina, ex-general venezuelano que está exilado nos Estado Unidos. O El Nacional classificou o vídeo como um “escrache”

Resumindo: as imagens são reais e mostram uma pessoa que foi membro (não é mais) de um dos poderes da Venezuela. Porém, não se trata do ministro da Economia e Finanças do país. A pessoa nas imagens é um ex-magistrado que parece não gozar da simpatia de quem o filmou nos Estados Unidos.

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u