Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Médicos de Israel dançam e comemoram por ter zerado a Covid-19 no país, mostra vídeo #boato

Médicos de Israel dançam e comemoram por ter zerado a Covid-19 no país, mostra vídeo #boato

Médicos de Israel dançam e comemoram por ter zerado a Covid-19 no país, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra médicos de Israel dançando e comemorando por terem zerado os casos de coronavírus no país.

É fato que a grande maioria dos países (infelizmente, o Brasil está fora dessa lista) está apresentando resultados positivos em relação à Covid-19. Só que no “timing” das notícias falsas da internet, parece que não falta gente, digamos, apressada com a “volta ao normal”. Podemos ver isso na publicação de hoje, que fala sobre Israel.

De acordo com mensagens que circulam em redes e estão acompanhadas de um vídeo de profissionais de saúde dançando, médicos e enfermeiros estão comemorando por terem zerado o número de casos de Covid-19 no país. Leia algumas das versões que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: MILAGRE ACONTECENDO! ISRAEL COMEMORA….NAO TEM MAIS INFECTADOS POR CORONAVIRUS!!! AGORA VAI AJUDAR O BRASIL!!! Versão 2: Israel canta, dança e comemora por ter zerado o Covid19. Parabéns e todos consigam esse milagre! Versão 3: Em Israel, comemorando ter zerado os pacientes do vírus. Semeie, para que a vibração chegue rápido por aqui.

Vídeo mostra médicos de Israel dançando e comemorando por terem zerado a Covid-19 no país?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que uma mensagem como esta dá muita esperança e é claro que a situação (como falamos antes) está relativamente tranquila em muitos países. Mas será mesmo que Israel zerou os casos de coronavírus no país e que os profissionais de saúde estão dançando por isso? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, como tantos outras fake news, tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Isso já nos deixa desconfiados. Além disso, fake news sobre milagres de Israel relacionados ao coronavírus têm sido comuns (você pode ler aqui). Notícias falsas relacionadas à abertura de países também tem sido comuns (hoje desmentidos boatos sobre a China e a França).

Com esses indícios, resolvemos buscar por mais detalhes sobre as informações contidas na mensagem. De fato, Israel está em uma curva descendente de casos de coronavírus. Porém, não “zerou” como diz a mensagem. No último dia, o país teve 285 casos.

Para além disso, o vídeo nada tem a ver com comemoração relacionada à diminuição de casos. Na realidade, o vídeo foi gravado no início de abril deste ano no hospital Ichilov, em Tel Aviv. De acordo com essa matéria, o vídeo foi gravado para melhorar o “espírito” em meio a tantos episódios tristes causados pela pandemia.

Resumindo: a história que aponta que médicos de Israel dançaram porque o país zerou o número de casos de coronavírus é falsa. Nem o país zerou os casos (apesar de estar a caminho disso) tampouco a dança foi motivada por essa comemoração.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3df26qp