Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Kolinda Grabar vendeu avião oficial e reduziu o próprio salário em 50% #boato

Kolinda Grabar vendeu avião oficial e reduziu o próprio salário em 50% #boato

Boato – Kolinda Grabar-Kitarovic, presidente da Croácia, tem uma lista de feitos. Ela vendeu o avião presidencial, carros oficiais e cortou o próprio salário em 50%.

Sem dúvidas, a Croácia é um dos maiores destaques da Copa que acabou de terminar. Dois dias após a final do mundial, o que não falta é gente publicando boatos novos sobre o vice-campeão. Temos três na manga para desmentir. O primeiro deles fala da presidente do país, Kolinda Grabar-Kitarovic.

Depois de ser confundida com mulheres de biquíni e dar um show de simpatia na final do mundial, Kolinda virou personagem de uma “lista de feitos” que viralizou em diversos idiomas na internet. De acordo com a mensagem, a presidente da Croácia vendeu o avião presidencial, vendeu carros oficiais em um plano de austeridade, reduziu salários de políticos (inclusive o dela) pela metade etc etc. Leia a mensagem que circula online:

Kolinda Grabar-Kitarovic, Presidente da Croácia. 1-vendeu o avião presidencial. 2-vendeu os 35 Mercedes Benz que estavam atribuídos aos ministros e outros funcionários e devolveu o dinheiro aos cofres do Estado. 3-baixou o seu salário e o dos ministros ao meio.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

4-baixou as despesas e o salário dos embaixadores e consuls a 60%. 5-aumentou o salário mínimo para o setor privado. 6-Eliminou a aposentadoria para senadores e congressistas. Ela fala 7 línguas e não se acha a superior a ninguém. Mulher de valor. Exemplo para o mundo.

Kolinda Grabar vendeu avião oficial e reduziu o próprio salário em 50%?

É gente. De fato, a presidente da Croácia não para de ganhar admiradores. Mas será mesmo que Kolinda Grabar-Kitarovic é a responsável por todos os feitos citados acima? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

De cara, achamos a mensagem um tanto quanto estranha. A lista (que mais soa como um “Chuck Norris facts”) tem algumas das características de um “bom” boato. É vaga (sequer explica com detalhes as situações), tem erros de ortografia e não cita fontes confiáveis. Ao procurar sobre a tal “lista de feitos”, descobrimos que alguns pontos são reais e outros são inventados.

Vamos ao que é real. De fato, há matérias que falam que Kolinda Grabar-Kitarovic tem (em níveis diferentes) domínio de sete idiomas. De acordo com essa matéria da Newsweek, ela fala croata, inglês, espanhol e português (!). Ela também entende italiano, francês e alemão. Também é fato que os salários aumentaram (o que é óbvio, porque todos os anos aumentam). O resto é balela.

Para começar, há uma questão. Na Croácia, o país é comandado por um presidente e um primeiro-ministro. Todas essas ações estratégicas que envolvem salários de políticos, embaixadores e população são de responsabilidade do primeiro-ministro. A prova disso é que, em 2014, o então primeiro-ministro Zoran Milanović reduziu o salário de políticos (não em 50%, obviamente). Detalhe: Kolinda ainda não era presidente do país.

Ou seja: mesmo que a redução de salários fosse real, não poderíamos colocar na conta de Kolinda. Mesmo assim, nada encontramos sobre redução do salário de políticos pela metade, de embaixadores em 60% e sobre o tal “fim da aposentadoria”. Isso simplesmente “saiu do nada” direto para o seu WhatsApp.

E sobre a venda do avião presidencial e dos carros oficiais? Também não existiu nada. Esse link mostra o avião oficial da Croácia (é um Bombardier Challenge CL-604). E, assim como na história da redução de salários, não há nada que ateste a venda dos carros oficiais em fontes confiáveis.

Resumindo: a história que aponta que a presidente da Croácia reduziu o próprio salário em 50%, vendeu avião presidencial e etc é falsa. A lista que viralizou online até tem alguns dados reais, mas a maioria é balela mesmo. História de pescador (ou de Chuck Norris).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.