Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Japão testa fogos de artifício com design, mostra vídeo #boato

Japão testa fogos de artifício com design, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra os primeiros fogos de artifício do mundo. Eles são “com design”, foram soltos no Japão e são incríveis.

Parece que voou, mas 2019 já está batendo a nossa porta (ou já bateu, dependendo da data que você acessar este texto). E, dentre tantas tradições da festa de réveillon, uma das mais esperadas (e polêmicas, mas não vem ao caso discutir aqui hoje) é a dos fogos de artifício. E é justamente de “show de pirotecnia” que vamos falar hoje.

Já há algum tempo, circula na internet um vídeo que seria de fogos de artifício “com design” sendo soltos no Japão. A mensagem (que chegou a ser publicada como se fosse da Rússia durante a Copa) dizia o seguinte: “Japão testa os primeiros fogos de artifício com design…….Vejam na horizontal do seu celular esse espetáculo!”. Junto à mensagem, há um vídeo incrível que pode ser visto abaixo:

Confira o desmentido em vídeo

Japão testou fogos de artifício com design?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Admito que fiquei babando quando vi a filmagem. Mas, apesar da beleza do vídeo, será mesmo que os fogos de artifício “com design” são reais? E será que foram no Japão? A resposta é não. Calma que a gente já explica tudo.

O caso foi solucionado já na primeira busca (boato bom de desmentir é desse tipo). Além de nos depararmos com a ausência de informações sobre os fogos de artifício em fontes confiáveis (o que denota algo muito estranho visto que o vídeo viraria notícia se fosse real), descobrimos que ele foi espalhado em inglês como se fosse “da China”.

Mais uma busca e descobrimos que a mesma filmagem foi desmentida pelos sites de fact-checking Snopes e Truth or Fiction. Para descobrir a verdade, eles acessaram o vídeo original, de 2013. Ele foi produzido pelo canal Media By JJ. Uma olhada com mais atenção e percebemos que o próprio autor diz que o vídeo é uma animação digital produzida com o programa FWSIM (um simulador de fogos de artifício).

Ao acessar o site da ferramenta, descobrimos que nem é tão difícil produzir o seu próprio “fogo de artificio “com design”. É só baixar o programa, ajustar o cenário, a música de fundo e inserir fogos de artifício na timeline.

Resumindo: a história que aponta que o Japão “lançou fogos de artifício com design” é falsa. Apesar de existir belas apresentações de fogos na Terra do Sol Nascente (principalmente nos chamados Hanabi), o vídeo em questão é só uma animação gráfica e veio de um boato sobre a China.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.