Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Japão usa fogos de artifício que seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos, mostra vídeo #boato

Japão usa fogos de artifício que seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos, mostra vídeo #boato

Japão usou fogos de artifício que seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook_

Boato – Japão usa fogos de artifício, que seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos, em Gifu-ken neste final de semana, aponta vídeo. 

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo, e no esporte o impacto não foi diferente. A prova está na decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorreriam entre julho e agosto de 2020, para 2021.

Agora, após a decisão do COI, as atenções voltaram-se para um vídeo que viralizou na internet. As imagens mostram um show pirotécnico com fogos de artifício, que, segundo a publicação, seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Leia o que dizem algumas das versões:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Os fogos de artifício que seriam utilizados na abertura dos jogos olimpícos doJapão, em função do cancelamento, fizeram apresentação, neste final de semana em Gifu ken Japão!! Versão 2: Hj seria a abertura dos jogos Olímpicos no Japão! Eles não deixaram por menos! Vejam os fogos

Japão usou fogos de artifício que seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As imagens fizeram sucesso na internet. Mas será mesmo que o Japão usou os fogos de artifício que seriam utilizados na abertura dos Jogos Olímpicos? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho no vídeo, dois detalhes chamaram nossa atenção. Primeiro, o enredo clássico de boatos online: vago, alarmista e sem datas e fontes confiáveis. O segundo está no histórico de boatos sobre o assunto. Por aqui, no Boatos.org, já desmentimos uma penca de histórias com vídeos incríveis, como na história de que o Japão testou fogos de artifício com design ou na do parque 7D lançado no Japão.

Por sinal, um dos vídeos divulgados na mensagem já foi protagonista em outro boato. Na época, a mensagem apontava para os primeiros fogos de artifício com design, que, na verdade, não passavam de uma animação digital produzida por um simulador de fogos de artifício. Assista abaixo o vídeo original, publicado pelo canal Media By JJ em 2013.

E mais: não há registro de qualquer queima de fogos de artifício que seriam utilizados na abertura das Olimpíadas. A propósito, o hanabi (festival de fogos de artifício realizado durante o verão no Japão), teve diversos eventos cancelados devido a pandemia de Covid-19 e apenas alguns projetos restaram, como o “Cheer Up! Hanabi Project”. Em junho de 2020, o céu do Japão ficou colorido durante um show pirotécnico de cinco minutos para animar a população em meio à pandemia.

Sendo assim, podemos afirmar que o vídeo nada tem a ver com queima de fogos no Japão e muito menos que os fogos usados seriam utilizados na abertura das Olimpíadas. Ou seja, tudo não passa de #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK