Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Italiano de 93 anos chora ao saber de dívida com hospital após se curar da Covid-19 #boato

Italiano de 93 anos chora ao saber de dívida com hospital após se curar da Covid-19 #boato

Italiano de 93 anos chora ao saber de dívida com hospital após se curar da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Italiano de 93 anos chorou ao saber de dívida com hospital (referente ao uso de um respirador) após se curar da Covid-19. “Não estou chorando pelo dinheiro […]. Passei 93 anos respirando pelo ar dado por Deus sem pagar por ele e O nunca agradeci!”, disse.

Apesar de ser um dos piores momentos da história, a pandemia de coronavírus também trouxe, em meio ao caos, histórias de superação emocionantes, que vão desde pacientes que se curaram da Covid-19 após ficarem entre a vida e a morte até aquelas que mostram pessoas “se virando nos 30” para sobreviver e que, ainda assim, tiram um tempinho (e muita boa vontade) para ajudar o próximo.

E, é claro, também têm aquelas que surgem na internet que, mesmo enchendo os olhos d’água, não passam de boatos para gerar compartilhamentos entre os internautas de coração mole. É o nosso caso de hoje. Uma publicação que começou a circular nas redes sociais dá conta de que um italiano de 93 anos chorou ao saber de uma dívida com hospital após se curar da Covid-19.

O valor da dívida seria referente à utilização de um respirador, que ele teria sido submetido por um dia. Ao ser supostamente questionado pelo médico sobre o porquê de estar chorando, o idoso teria respondido que não tinha a ver com a tal dívida, mas sim, por estar emocionado com o fato de passar os seus 93 anos respirando “o ar dado por Deus”, sem pagar por ele, e nunca tê-lo agradecido. Confira, a seguir, o texto original que está rodando online e comovendo muita gente:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Após ter melhorado em um hospital, um homem italiano de 93 anos, foi comunicado que deveria pagar uma conta do respirador utilizado por um dia, o idoso chora ao saber da conta e o médico fala que não deveria chorar. A resposta do homem fez o médico chorar: não estou chorando pelo dinheiro que tenho que pagar, pois tenho condições de pagar essa conta, mas estou chorando porque passei 93 anos respirando pelo ar dado por Deus sem pagar por ele e O nunca agradeci! 

Italiano de 93 anos chorou ao saber de dívida com hospital após se curar da Covid-19?

A história emocionante viralizou em pouco tempo. Mas será mesmo que o italiano de 93 anos chorou ao saber de dívida com hospital após se curar da Covid-19? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde o fato teria ocorrido), alarmista (tem o intuito de causar comoção entre os internautas), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de agora que surgem boatos online sobre “algo que aconteceu após fulano se curar da Covid-19” e afins. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos, por exemplo, o que dizia que a filha de Aldir Blanc teria gravado um vídeo alertando para coronavírus ativo em testes um mês após ter contraído a doença e da falsa história de que o pastor Valdemiro Santiago teria sido contaminado pelo coronavírus e supostamente continuou pregando a seus fieis.

Da mesma forma que nestes casos, ao buscarmos sobre o nosso assunto de hoje, nada encontramos em fontes confiáveis. Há até casos semelhantes nos Estados Unidos, mas não na Itália. Mais do que isso, achamos desmentidos sobre essa história.

Inclusive, o site Boom mostrou que, na verdade, a foto do idoso que está sendo compartilhada é uma imagem antiga de um veterano da Segunda Guerra Mundial, residente do Colorado (EUA), chamado Bill Moore. Na ocasião (há pelo menos cinco anos), Moore se emocionou e caiu no choro enquanto lia uma carta de amor perdida há 70 anos que ele teria enviado a sua noiva quando estava em combate.

Resumindo: A publicação que dá conta de que um italiano de 93 anos teria chorado ao saber de dívida com hospital após se curar da Covid-19 não é verdadeira. A foto é, na verdade, de um veterano da Segunda Guerra Mundial que caiu no choro enquanto lia, 70 anos depois, uma carta de amor que escreveu para a noiva quando estava em combate.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO