Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Israel não tem mortes por Covid-19 e usa limão e bicarbonato na cura do coronavírus #boato

Israel não tem mortes por Covid-19 e usa limão e bicarbonato na cura do coronavírus #boato

Israel não tem mortes por Covid-19 e usa limão e bicarbonato na cura do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Descobriram porque Israel não tem morte por Covid-19 (C-19). Lá estão usando uma mistura de limão, bicarbonato e água quente para matar o coronavírus.

É incrível. Não importa a doença, em um momento vai aparecer a informação falsa de que o limão é a cura milagrosa para ela. Com o coronavírus não é diferente. E, no caso de hoje, o alimento é apresentado como a cura para a Covid-19.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, o limão, junto com o bicarbonato de sódio, seria a solução para a pandemia do novo coronavírus em Israel. O texto aponta que Israel não tem mortes por causa da doença porque está sendo utilizada uma mistura de limão com bicarbonato de sódio e água quente como cura. Leia a mensagem que circula online:

Atenção! Não acredite em cura milagrosa do novo coronavírus

* EM ISRAEL NÃO MORTE DO C-19! * Super notícias … A cura para o vírus C19 ou a maneira de eliminá-lo foi alcançada. As informações vêm de Israel; esse vírus não causou nenhuma morte. * A receita é simples * 1. * Limão * 2. * Bicarbonato * Misture e beba como chá quente – toda tarde, a ação do limão com bicarbonato de sódio mais quente – mata imediatamente o vírus – elimina-o completamente do corpo. Esses dois componentes alcalinizam o sistema imunológico, pois quando a noite cai, o sistema se torna ácido e as defesas mais baixas. É por isso que o povo de Israel está relaxado com esse vírus. Todo mundo em Israel bebe um copo de água quente com limão e um pouco de bicarbonato de sódio

Israel não tem mortes por Covid-19 porque limão e bicarbonato curam o coronavírus?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem, infelizmente, se espalhou muito na internet e deixou muitas pessoas curiosas por mais detalhes em relação à suposta cura. Mas será mesmo que é verdade que a mistura de limão com bicarbonato de sódio é a cura para o novo coronavírus e que Israel não tem mortes por causa da doença? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a mensagem, já imaginávamos do que se tratava. Além de a mensagem ter as principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis), ela se baseia em diversas outras informações falsas já desmentidas por aqui.

A primeira das informações falsas aponta para esse poder milagroso do limão. Já desmentimos fakes que falavam que o limão cura câncer. Versões da balela não faltaram: teve a versão do médico chinês, do médico oncologista (aqui e aqui), do limão congelado e (assim como hoje), do limão com bicarbonato de sódio. O bicarbonato, além dessa história do limão, também foi apresentado como a “cura do câncer”.

A segunda informação falsa é a que aponta que o coronavírus tem uma cura. Quase todos os dias temos que desmentir uma informação dessa espécie: só de informação relacionada ao limão já desmentimos três (aqui, aqui e aqui). Como sempre falamos, a OMS e o Ministério da Saúde já apontaram que ainda não há uma cura para o coronavírus e que a principal medida para evitar a disseminação do vírus é evitar o contato social e higienizar as mãos.

A terceira das informações falsas é a que aponta que Israel não tem mortes pelo novo coronavírus. Já desmentimos a informação aqui e, de acordo com esse site, o país tem 36 mortes causadas pela Covid-19.

Resumindo: a história que aponta que Israel não tem nenhum caso de morte pela Covid-19 e que limão e bicarbonato de sódio é falsa. Nem o país está imune à doença tampouco a mistura é a cura da doença.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f