Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Irmão de Evo Morales é flagrado fugindo em avião para Miami #boato

Irmão de Evo Morales é flagrado fugindo em avião para Miami #boato

Irmão de Evo Morales é flagrado fugindo em avião para Miami, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, homem identificado como irmão de Evo Morales é hostilizado e flagrado fugindo em avião para Miami (EUA). 

Desde as eleições presidenciais, que ocorreram no dia 20 de outubro de 2019 e declararam Evo Morales vencedor, a situação na Bolívia não anda fácil. As manifestações populares se intensificaram e os embates entre apoio e oposição do governo se tornaram mais violentos.

Toda essa situação levou Evo Morales a convocar novas eleições e, mais tarde, renunciar ao cargo. Evo acreditava que isso seria suficiente para o fim das manifestações, mas não foi. Horas após o anúncio, a casa do ex-presidente boliviano foi depredada e saqueada por manifestantes, obrigando Evo Morales a deixar o país. O destino foi o México, onde o ex-presidente ganhou asilo político.

E de acordo com a história de hoje, não foi só Evo Morales que precisou deixar a Bolívia. Segundo um vídeo, o irmão do ex-presidente boliviano também precisou fugir do país em direção a Miami (EUA). Nas imagens, é possível ver um homem sendo hostilizado e provocado durante um embarque de avião, com termos como “cara de pau”. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Irmão de Evo Morales,embarcando pra Miami.Os passageiros o recepcionando no avião e questionando o porquê de não ir pra Cuba. Bem assim: comunismo é para o povão. Os líderes comunistas escolhem sempre os Países capitalistas , onde há liberdade de ação, de escolha, de pensamento etc”. Versão 2: “Irmão do Evo Morales em vez de fugir para Cuba ou Venezuela foi de Avião para Maimi , e foi reconhecido pelos passageiros”.

Versão 3: “Parece que a moda pegou mesmo! Irmão de Evo Morales é atormentado ao entrar no avião rumo a Miami. Aliás, por que não Cuba?”. Versão 4: “Irmão de Evo embarcando de fininho para Miami e sendo calorosamente recebido pelos passageiros que lhe perguntam : Porque Miami ? Porque não vai para Cuba ????”.

Irmão de Evo Morales foi flagrado fugindo em avião para Miami?

As imagens incitaram ainda mais aqueles que não apoiam o ex-presidente Evo Morales, além de terem sido comemoradas por uma parcela de internautas. Mas será que o vídeo realmente mostra o irmão de Evo Morales sendo hostilizado em um voo? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler as mensagens, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque elas apresentam algumas características de boatos online, como o caráter vago (não diz quando e nem onde as imagens teriam sido feitas) e alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, a Bolívia já foi tema de diversos vídeos e fotos fora de contexto que passaram a circular nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu vários deles, como as imagens que mostrariam manifestantes comemorando a renúncia de Evo Morales. Também o suposto documento que mostraria que Evo Morales teria acabado com o acesso à internet na Bolívia e, por fim, um vídeo que mostraria policiais atacando uma igreja católica na Bolívia e matando cristãos.

Resolvemos, então, realizar uma busca sobre o irmão de Evo Morales e descobrimos duas coisas: a primeira é que ele se chama Hugo Morales e a segunda é que ele não tem nada a ver com o homem do vídeo.

Foi então que decidimos ir atrás da origem do vídeo e constatamos que o homem que aparece nas imagens, na verdade, é Carlos Alberto Zannini, ex-secretário legal e técnico da Presidência. O vídeo já havia sido desmentido por sites de notícias em Honduras. Na Argentina, também. De acordo com o serviço de fact-checking da AFP, o fato ocorreu em 2016 durante uma viagem de Zannini a Miami (EUA). Ainda segundo os serviços, o ex-secretário de Cristina Kirchner passou por vários maus bocados durante os mandatos da atual vice-presidente eleita, entre 2007 e 2015.

Em resumo: a história que diz que o irmão de Evo Morales foi flagrado fugindo em avião para Miami é falsa! Hugo Morales não tem nada a ver com o homem do vídeo. Além disso, na realidade, o vídeo mostra um ex-funcionário do governo argentino, Carlos Alberto Zannini, sendo hostilizado em um voo em 2016. Ou seja, notícia falsa e vídeo velho. Portanto, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/33KpUO3