Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Igrejas foram queimadas no Chile após vitória da esquerda, mostra vídeo #boato

Igrejas foram queimadas no Chile após vitória da esquerda, mostra vídeo #boato

Igrejas foram queimadas no Chile após vitória da esquerda, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra igreja em chamas em 2022 após vitória de Gabriel Boric para a Presidência do Chile. Ataques foram causados por esquerdistas.

A eleição de Gabriel Boric à Presidência do Chile foi marcada por embates e pelo extremismo político. Após enfrentar nas urnas um candidato da extrema direita, Boric saiu vitorioso. A vitória animou a maior parte da população chilena, que enxerga em Boric uma mudança política.

Entretanto, muitos chilenos contrários à esquerda não gostaram nada da eleição de Boric. Com isso, a campanha de desinformação que já havia começado no início das eleições acabou se intensificando após a escolha de Gabriel Boric para presidente.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada na internet, a esquerda chilena estaria colocando fogo em igrejas e templos. Segundo a publicação, tudo estaria ocorrendo dentro do Chile com o apoio da China. Ainda de acordo com as imagens que acompanham a publicação, é possível ver uma igreja em chamas. Confira a mensagem e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Vejam a desgraça que vem ocorrendo no Chile. Pura psicopatia esquerdista. Se não quisermos isso aqui no Brasil, teremos que ser bravos, e também muito ativos politicamente, para salvar nosso país desse comunismo. O povo perde uma grande força, que é união através das igrejas”. Versão 2: “Esquerda psicopata do Chile. Se não queremos isso aqui no Brasil, teremos que ser bravos, e muito ativos politicamente também, para salvar nosso país desse comunismo. (China está por trás dessas manobras) povo perde uma grande força, que é união através das igrejas”. Versão 3: “Quando falam que não é briga entre a esquerda x direita, mas sim o bem x mal, muitos não acreditam! Vejam a situação do Chile, queimando igrejas e templos, após a vitória do presidente de esquerda!”.

Igrejas foram queimadas no Chile após vitória da esquerda, mostra vídeo?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou revolta entre grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem do vídeo e a data em que ele foi publicado.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresentava as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo o Chile, principalmente após a vitória de Gabriel Boric, se tornaram comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como a que dizia que o Chile iria abolir as Forças Armadas em sua nova Constituição. Também a que indicava que um vídeo mostraria o presidente Gabriel Boric drogado em um parque e, por fim, a que apontava que a esquerda teria comemorado a vitória de Gabriel Boric com ato de nudez em praça pública.

Ao buscar por mais informações sobre incêndios recentes em igrejas no Chile, nada encontramos. Entretanto, descobrimos um incidente muito parecido em 2020. Na época, milhares de chilenos saíram às ruas para comemorar o primeiro ano dos protestos que ficaram conhecidos como “estallido social”. Os protestos iniciais, realizados em 2019, tinham como objetivo mostrar a indignação do povo chileno contra a situação política, social e econômica do país. Já a comemoração, em 2020, buscava relembrar todas as pautas do “estallido social” e pedir por mais igualdade social.

O incêndio que aparece no vídeo da história de hoje aconteceu na Igreja da Assunção, no dia 19 de outubro de 2020, em Santiago, capital do Chile. Na época, pessoas encapuzadas entraram na igreja, saquearam o local e atearam fogo. Algumas imagens chegaram a ser queimadas nas ruas. Vale ressaltar que, na oportunidade, o país era governado pelo presidente de direita Sebastián Piñera.

Em resumo: a história que diz que igrejas foram queimadas pela esquerda no Chile, após a vitória de Gabriel Boric para a Presidência do país é falsa! As imagens usadas como prova da história, na realidade, são antigas. O vídeo foi gravado em outubro de 2020, durante a comemoração de um ano do “estallido social”, que levou milhares de chilenos às ruas. Na oportunidade, pessoas mascaradas entraram no local e saquearam a igreja, antes de atearem fogo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: