Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Helicóptero colombiano foi derrubado na fronteira com a Venezuela #boato

Helicóptero colombiano foi derrubado na fronteira com a Venezuela #boato

Helicóptero colombiano foi derrubado na fronteira com a Venezuela, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Venezuela derruba helicóptero do Exército colombiano na fronteira entre os dois países e pode começar uma nova guerra.

O clima na Colômbia, que parecia ser ameno após as eleições que elegeram Iván Duque como presidente do país, em 2018, não é dos melhores. O acordo de paz entre o Estado colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), firmado em 2016, parece ter chegado ao fim.

Na quinta-feira (29 de agosto de 2019), um dos ex-líderes da FARC, Iván Márquez, apareceu ao lado de outros ex-guerrilheiros para anunciar um “novo capítulo” da luta armada no país, acusando o governo de ter traído o acordo. Em sequência, o presidente Duque afirmou que o país não vai “permitir isso” e acusou a Venezuela de dar refúgio aos guerrilheiros.

Foi o suficiente para o clima de tensão aumentar. E, como se não bastasse, um vídeo da queda de um helicóptero começou a circular nas redes sociais. De acordo com as mensagens, o helicóptero pertenceria à Colômbia e teria sido derrubado na fronteira com a Venezuela. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Helicóptero colombiano derrubado agora a pouco na fronteira com Venezuela e Colombia, e a tensão fica dobrada. Esses esquerdalhas MALDITOS COMUNISTAS não tem limites para praticar maldades”. Versão 2: “Helicóptero colombiano derrubado agora a pouco na fronteira com Venezuela e Colombia, e a tensão fica dobrada”.

Helicóptero colombiano foi derrubado na fronteira com a Venezuela?

A história, claro, logo viralizou na internet (tanto em espanhol quanto em português), especialmente pelo clima de tensão que se criou nos últimos dias. As imagens mostram o helicóptero caído e diversas pessoas fardadas deitadas no chão (algumas, inclusive, gemendo de dor). Mas será que essa história de que a aeronave teria sido abatida na fronteira com a Venezuela é real? A resposta é não!

Vamos lá! Uma breve leitura das publicações já é o suficiente para deixar uma pulga atrás da orelha. O texto é vago (só fala em fronteira, mas não diz exatamente onde o suposto acidente teria ocorrido, nem quando e muito menos em qual contexto), bastante alarmista e não cita nenhuma fonte confiável. Ou seja, a mensagem apresenta diversas características de boatos online.

Além disso, não é de hoje que a internet é inundada com histórias de vídeos fora de contexto. Referentes à Venezuela, então, muito menos. A equipe do Boatos.org, por exemplo, já desmentiu várias dela, como o caso do vídeo que mostraria jovens escalando um prédio, em Caracas (Venezuela), por causa da fome. Também as imagens que mostrariam venezuelanos protestando há um mês nas ruas contra o governo do presidente Nicolás Maduro. E, por fim, um vídeo que mostraria uma mulher assassinada pela milícia de Maduro.

Ao buscar por notícias sobre o acidente ou suposto ataque venezuelano, não encontramos nenhuma outra informação além da história. É importante ressaltar que, devido à situação na região, um fato como esse com certeza viraria notícia.

Resolvemos, então, buscar pela origem do vídeo e foi aí que descobrimos toda a verdade. O vídeo é de um acidente envolvendo um helicóptero do exército colombiano que, na verdade, não é novo. As imagens foram registradas em 2017, na cidade de Copacabana, região metropolitana de Medellín (diga-se de passagem, bem distante da fronteira com a Venezuela). Na época, os 10 envolvidos no acidente foram resgatados, enviados ao hospital e, posteriormente, receberam alta.

Em resumo: a história que diz que um helicóptero colombiano foi derrubado na fronteira com a Venezuela é falsa! O vídeo, na realidade, foi gravado em 2017, na cidade de Copacabana, região metropolitana de Medellín, e mostra um acidente envolvendo o exército colombiano. Ou seja, ninguém morreu, o caso não é novo e muito menos aconteceu na fronteira com a Venezuela. A história é apenas balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.