Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Greta Thunberg é neta de George Soros e posou para foto com avô esquerdista #boato

Greta Thunberg é neta de George Soros e posou para foto com avô esquerdista #boato

Greta Thunberg é neta de George Soros e posou para foto com avô esquerdista, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ativista sueca Greta Thunberg foi desmascarada. Ela é, na realidade, neta do bilionário esquerdista George Soros e até tirou foto com ele.

Em meio a diversos líderes mundiais, uma figura tem chamado atenção quando o assunto é o debate sobre o clima. Trata-se da estudante sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos. Apontada como uma das principais defensoras de práticas que visam evitar o aquecimento global, ela foi destaque na Conferência Mundial do Clima ao falar que o “futuro estragado” e fazer cara feia ao cruzar com o presidente norte-americano Donald Trump.

Como resposta aos atos, Greta recebeu ironias de Trump (que afirmou que ela é uma “menina feliz), críticas de quem aponta que ela estaria na causa por questões mercadológicas ou políticas e, claro, uma série de fake news para “endossar” a acusação.

Uma delas, que surgiu em inglês, e se espalhou aqui no Brasil aponta que Greta, uma “esquerdista”, é, na realidade, neta do bilionário George Soros. A prova seria um tuíte dela falando “parabéns vovô” e uma foto dos dois juntos. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A GRANDE FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL Greta Thunberg, a garota propaganda das mudanças climáticas, é neta de George Soros!!! “O filantropo multimilionário americano de origem judaica está muito orgulhoso de sua neta. Enquanto comemorava-se o 101º aniversário do bilionário mais odiado da extrema direita, a garota deixou um comentário sob uma foto para desejar um ‘feliz aniversário, meu avô querido’. Um comentário que foi removido imediatamente por Georges Soros, mas não escapou à vigilância dos usuários.” Dois palhaços!!!!!

Greta Thunberg é neta de George Soros e posou para foto com avô esquerdista?

A turma do “não há aquecimento global” começou a compartilhar a informação com força por aí. Mas será mesmo que a foto é real e será que Greta é neta de George Soros? A resposta para as duas perguntas é a mesma: não! Vamos lá.

De cara, a mensagem é das mais estranhas. Além do insólito parentesco (que faria Greta Thunberg ser famosa antes mesmo de pensar em tratar sobre o clima), a mensagem segue aquele velho roteiro das fake news: alarmista e sem citar fontes confiáveis. Só esse detalhe mereceria uma checagem.

Como suspeitávamos que a história havia surgido em inglês, resolvemos buscar por mais detalhes a respeito do assunto em sites do exterior. E aí descobrimos que a “tese da foto” já havia sido desmentida por lá. De acordo com o site Fullfact, a imagem de Greta com Soros é fruto de uma edição. Na realidade, a imagem, publicada originalmente no Twitter da ativista, foi com Al Gore (ex-vice-presidente dos EUA).

A informação de que ela é neta de Soros também cai por terra em uma rápida busca. O indício mais óbvio é o sobrenome. Se ela fosse neta de Soros, seria “Greta Soros” ou a mãe dela teria o sobrenome Soros. Porém, o nome dela é Greta Ernman Thunberg. Já a mãe dela é Sara Magdalena “Malena” Ernman. Nada de Soros.

Vale dizer ainda que o tal tuíte de Greta para o “vovô” nunca existiu. Aliás, George Soros não tem 101 anos. Na realidade, ele tem 89 anos de idade.

Resumindo: a história que aponta que Greta Thunberg é neta de George Soros e que posou para uma foto com ele é falsa. Na realidade, a foto é uma montagem e não há qualquer parentesco entre os dois. Ou seja, é só mais um boato relacionado ao aquecimento global que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.