Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Girafas da Austrália saltam de trampolim, fazem acrobacias e mergulham na água, mostra vídeo #boato

Girafas da Austrália saltam de trampolim, fazem acrobacias e mergulham na água, mostra vídeo #boato

Girafas da Austrália saltaram de trampolim, fizeram acrobacias e mergulharam na água, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra momento em que girafas saltam de trampolim e fazem acrobacias antes de mergulhar na água. Elas precisaram de anos de treinamento para fazer a manobra.

Que a internet é campo vasto para imagens incríveis, ninguém duvida. A prova disso está na quantidade de bichinhos fazendo tarefas inacreditáveis. Só que há vezes que os vídeos forçam “a amizade”. É o caso de uma filmagem que mostraria “girafas da Austrália”.

De acordo com um texto, que é acompanhado de um vídeo, girafas da Austrália precisaram de três a quatro anos de treinamento para realizar um salto incrível de trampolim. Na filmagem, os animais saltam de uma plataforma, pegam impulso com uma girafa que está de cabeça para baixo, fazem piruetas e caem perfeitamente na água. Leia a mensagem:

Confira o desmentido em vídeo

Este é um show na Austrália. O mais caro de todos. As girafas levam dois anos de treinamento para perder o medo da água e de 3 a 4 anos para aprender a submergir. Curtam!!!

Girafas da Austrália saltaram de trampolim, fizeram acrobacias e mergulharam na água?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo circulou nos “zapszaps” por aí e chamaram atenção de muita gente. Mas será mesmo que a filmagem mostra as tais girafas australianas incríveis? A resposta é não. Para que você entenda tudo, vamos aos fatos.

Três fatores já nos ajudam a desconfiar (e muito) da veracidade da mensagem. O primeiro é a verossimilhança. Está certo que há animais que fazem coisas incríveis. Mas girafa saltando de trampolim e pegando impulso em outra girafa que está de cabeça para baixo e fazendo piruetas? Calma aí, né?

Além disso, a mensagem em questão tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Para fechar a “primeira parte”, há o histórico. Já desmentimos aqui, por exemplo, de um pássaro que muda de cor, de um rato que toma banho e de animais bêbados.

Todo esse briefing nos fez ficar com um pé atrás. Mas bastou apenas uma busca para chegarmos à conclusão de que o vídeo é falso. Na busca por um frame do vídeo, chegamos a um desmentido no Snopes (site de fact-checking dos EUA).

O vídeo é, na realidade, de uma sequência chamada “5 MÈTRES 80” (5,80 metros). A animação é de 2012 e foi feita pelo francês Nicolas Deveaux. No YouTube, a descrição do vídeo é a seguinte: “Um bando de girafas embarca em uma série de mergulhos acrobáticos em uma piscina olímpica deserta”. Assista:

No site de Deveaux, há uma lista de animações realistas com animais. Além do vídeo das girafas, há animações com elefantes, caramujos e outros bichos. Por isso, se você vir algum vídeo incrível sobre animais, saiba que pode ser de uma animação do francês.

Resumindo: a história que aponta que girafas da Austrália pularam de um trampolim, com direito a acrobacia e tudo mais é falsa. Não passa de mais um boato que se utiliza de um vídeo incrível (e fictício) para viralizar na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK