Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Gesara e Nesara serão implementadas em 2020 e reset financeiro ocorrerá nos próximos dias #boato

Gesara e Nesara serão implementadas em 2020 e reset financeiro ocorrerá nos próximos dias #boato

Gesara e Nesara serão implementadas em 2020 e reset financeiro ocorrerá nos próximos dias, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Implementação das leis Gesara e Nesara vai acontecer em 2020. Reset financeiro mundial ocorre entre os dias 11 e 13 de setembro.

É fato que histórias da conspiração, como a Nova Ordem Mundial, já existem há muito tempo e, vez ou outra, acabam atraindo alguns desavisados. Mas parece que a pandemia andou aguçando a criatividade dos criadores de fake news.

Já dizia aquela página no Facebook: ninguém aguenta mais o jovem místico. E o que falar de uma fake news que mistura misticismo, teorias socialistas e a crença de um mundo ideal? Pois bem, na prática, é tão confuso quanto parece ser. E, infelizmente, não é uma brincadeira. Nos últimos dias, uma história (sem pé, nem cabeça) começou a circular nas redes sociais. De acordo com a publicação, o mundo estaria prestes a conhecer a Lei Gesara/Nesara.

A lei nada mais seria do que a libertação da humanidade por meio de uma reforma política, econômica e financeira. A lei Nesara já teria sido implementada nos Estados Unidos. Enquanto isso, a lei Gesara estaria pronta para ser colocada em prática no restante do mundo. Segundo publicações, a lei Gesara deve colocar um fim às dívidas, juros e impostos injustos e mudar a relação dos governos e bancos com as empresas e pessoas. De acordo com a publicação, o ano de 2020 teria sido escolhido para realizar o chamado “reset financeiro mundial”. A partir disso, os bancos e a internet iriam parar de funcionar entre os dias 11 e 13 de setembro de 2020 (podendo se estender até o dia 30 de setembro). A lei seria implementada nesse período. Confira:

Confira o desmentido em vídeo

Parte 1

Parte 2

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “A partir do dia 11a13; averá um apagão da INTERNET; TELEFONE; TV; espero que consigam relva pr não ir até 30 de setembro. Op. GESARA.!!”. Versão 2: “SOBRE O POSSÍVEL FECHAMENTO DOS BANCOS, E MEIOS DE COMUNICAÇÃO INTERDITADOS, MUNDIALMENTE, PARA A IMPLANTAÇÃO DO QFS GESARA! (Sistema Financeiro Quântico). O QFS é um sistema digital que funciona em um sistema blockchain que torna a movimentação de dinheiro ao redor do mundo muito mais rápida, fácil, transparente e limpa. O antigo sistema era sujo e horrível controlado pelo Federal Reserve. Gratidão! Seja muito bem vinda Era da Luz!”.

Versão 3: “Apagão da INTERNET, TV, TELEFONE nos dias 11 Setembro até dia 13, podendo estender até dia 30. Obs: após isso será melhor pr todos nós. Aguarden.Op. GESARA.!! Ninguém mais segura esse gigante BRASIL.!!!!”. Versão 4: “ISSO SIM É REAGIR À UM MAL IMPOSTO POVO QUE NÃO É INERTE E NÃO É ROBÔ !! PARABÉNS AOS CIDADÃOS ESPANHÓIS !!! REAGIR E AGIR JA JÁ A HUMANIDASE VAI SABER DE TANTAS VERDADES QUE VAI SE REVOLTAR DE TER SE SUJEITADO A ESTAS MENTIRAS DE PANDEMIA !!!! SALVE STORM !!!! SALVE NESARA !! SALVE GESARA !!!! SALVE O SABER DAS ORIGENS DAS COISAS !!!”.

Gesara e Nesara serão implementadas em 2020 e reset financeiro ocorrerá nos próximos dias?

A informação está sendo amplamente divulgada nas redes sociais, em especial, no Facebook e no WhatsApp. São centenas de interações e, inclusive, diversos grupos foram criados para discutir e “se preparar” para o suposto evento. Apesar da forte crença dessas pessoas, a história, na realidade, não é verdade!

Basta ler os textos para perceber diversas inconsistências. As publicações apresentam o combo completo de características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português, os pedidos de compartilhamento e a falta de fontes confiáveis.

É possível perceber que toda a história se baseia em um mundo repleto de fantasias, como extraterrestres, fluxos energéticos e vibrações planetárias. E se isso não bastasse, a história ainda cita casos já desmentidos aqui no Boatos.org, como a Operação Storm, o Sistema Quântico Financeiro e a nova moeda DIM. Ou seja, tudo indica que as supostas leis Gesara e Nesara sejam apenas mais uma peça desse mundo fantasioso.

Além disso, não existe qualquer indício de que os bancos (ou seja quem for) estejam preparando um “reset financeiro”. A história já está circulando há algum tempo na internet e, em tese, estaríamos apenas a 3 dias do tal “reset financeiro mundial”. Entretanto, não existe nada sobre o assunto em fontes confiáveis, apenas publicações em redes sociais.

Vale ressaltar que a Lei de Recuperação e Segurança Econômica Nacional (NESARA) foi um pacote de reformas econômicas pensado para os Estados Unidos. Ele surgiu durante os anos 1990 e foi criado pelo engenheiro e graduado em filosofia dos sistemas, Harvey Francis Barnard. O pacote incluía a substituição do imposto de renda por um imposto nacional sobre vendas, abolindo alguns juros. A proposta, entretanto, nunca foi apresentada ao Congresso e, ao contrário do que diz a história, nunca foi sancionada.

Já a tal lei Gesara não passa de uma versão global da suposta lei Nesara. De acordo com as publicações, os Estados Unidos teriam incluído a lei Gesara no Acordo de Paris. Entretanto, ao consultar o Acordo de Paris, nada encontramos sobre Gesara, Nesara ou qualquer coisa do tipo.

Por fim, a ideia até parece ser uma boa ideia, uma vez que sustenta em ideais de igualdade e justiça, mas… a verdade é que, em uma sociedade como a nossa (vivendo em um modo capitalista), seria impossível atingir tal objetivo. Muitas pessoas não iriam abrir mão de seus lucros para dividir, de forma igualitária, com quem não tem. A história de hoje, na verdade, lembra muito a série “Mr. Robot”. Na série, um hacker com esquizofrenia chamado Elliot tenta derrubar o maior banco dos Estados Unidos para cancelar as dívidas dos cidadãos e forçar uma reforma financeira no mundo todo. E bem, a própria série é enfática ao mostrar que isso, por si só, não seria o suficiente para mudar o sistema.

Em resumo: a história que diz que as leis Gesara e Nesara vão ser implementadas em 2020 e o “reset financeiro mundial” vai acontecer entre os dias 11 e 13 de setembro de 2020 é falsa! Toda a história se baseia em um pacote de reformas econômicas, sugerido nos anos 1990, e que nunca foi apresentado no Congresso ou levado adiante. Além disso, a história ainda se baseia em um mundo completamente místico e fantasioso, que engloba outras fake news já desmentidas pela equipe do Boatos.org. Por fim, parece que toda a história não passou de um delírio coletivo de fãs de Mr. Robot. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK