Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > George Soros foi preso na Filadélfia (EUA) por fraude nas eleições #boato

George Soros foi preso na Filadélfia (EUA) por fraude nas eleições #boato

George Soros foi preso na Filadélfia (EUA) por fraude nas eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bilionário George Soros foi preso na Filadélfia (EUA) por envolvimento com softwares e fraudes nas eleições norte-americanas

Depois de dias e semanas apurando e recontando votos, as eleições presidenciais dos Estados Unidos chegaram ao fim. Na decisão dos estadunidenses, o candidato democrata Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos (EUA).

Mas o resultado não agradou em nada o atual presidente do país, Donald Trump. Após a divulgação das primeiras parciais, Trump acusou os estados de fraudarem as eleições. Por conta disso, alguns estados precisaram fazer a recontagem de votos.

E é claro que a história sobre uma suposta fraude se espalhou por todo o país (e chegou em terras tupiniquins). Com isso, diversas fake news começaram a pipocar nas redes sociais. De acordo com uma história que tem feito sucesso nos últimos dias, o bilionário George Soros teria sido preso na Filadélfia (EUA) por estar envolvido com softwares e fraudes nas eleições. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “A CASA CAIU. O bilionário comunista george soros foi preso nos Estados Unidos por envolvimento em softwares e fraudes nas eleições”. Versão 2: “George Soros foi preso e atualmente está sob custódia federal na Filadélfia.  De acordo com uma acusação recentemente não selada apresentada no Distrito Ocidental da Pensilvânia, Soros foi acusado de uma série de crimes graves relacionados com a eleição nos Estados Unidos”. 

Versão 3: “George Soros foi preso na Filadélfia. O maior traficante do mundo. Financia tudo o que não presta. Justiça sendo feita”. Versão 4: “Segundo uma mídia canadense, George Soros foi preso e está sob custódia federal. A acusação seria com base na interferência eleitoral. Não sei ainda se é verdade, mas que isto é possível, sim é! A ligação de Soros com a dominion foi descoberta. Estou aguardando mais infos”.

George Soros foi preso na Filadélfia (EUA) por fraude nas eleições?

A informação causou um grande burburinho nas redes sociais, especialmente, no Facebook. As publicações já contam com milhares de compartilhamentos. Apesar disso, a história não passa de balela.

Ao olhar para o texto, é possível perceber que ele apresenta diversas características de fake news online, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, nas últimas semanas, informações falsas sobre fraudes nas eleições estadunidenses se acumularam aos montes. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras histórias, como a que dizia que democratas teriam feito cédulas falsas na China para fraudar as eleições nos EUA. Também a que indicava que Joe Biden teria recebido 21 mil votos de pessoas mortas, na Pensilvânia, e, por fim, a que apontava que Wisconsin teve mais votos do que o número de pessoas aptas a votar.

Se isso não bastasse, nas últimas semanas, diversas fake news sobre supostas prisões por fraude também começaram a circular nas redes sociais. No Boatos.org desmentimos a história de que a Suprema Corte teria convocado a Guarda Nacional e prendido mesários em 12 estados dos EUA. Também desmentimos a informação de que Dallas Jones, chefe de campanha de Joe Biden, teria sido preso por fraude eleitoral.

Vale ressaltar que essa perseguição ao bilionário George Soros não começou recentemente. Em abril de 2020, uma fake news dava conta de que Soros teria sido preso na Suíça, seria extraditado e condenado à morte. Desmentimos até em vídeo:

Como é possível observar, há um longo histórico de fake news sobre supostas fraudes nas eleições dos EUA e prisões mentirosas sobre George Soros. Ao pesquisar um pouquinho mais, descobrimos que a “fonte brasileira” da história lançou, há algum tempo, outro boato muito parecido. Na época, a história falsa afirmava que a Operação Storm teria sido deflagrada no Brasil e 24 governadores e ministros do STF seriam presos.

Resolvemos, então, buscar por mais informações em sites estrangeiros. Foi aí que descobrimos diversos desmentidos sobre a tal história. De acordo com o serviço de fact-checking do USA Today, todas as acusações são baseadas em prints de uma suposta acusação do Departamento de Justiça dos EUA contra George Soros.

Entretanto, segundo o serviço de fact-checking Snopes, a foto utilizada na fake news está adulterada. O Departamento de Justiça dos EUA anunciou, no dia 15 de outubro de 2020, uma acusação contra seis hackers russos. As fotos utilizadas na publicação dizem respeito a esse processo. Porém, foram editadas. Os nomes dos hackers foram apagados e o nome de Soros passou a figurar na acusação que está circulando por aí.

Ainda de acordo com o site Inquirer, o Departamento de Justiça dos EUA acusava os seis hackers por uma série de ataques cibernéticos de alto perfil. Segundo o site, o governo estadunidense acreditava se tratar de hackers da inteligência militar russa.

O serviço de checagem Politi Fact também ressaltou o caráter falso da mensagem. De acordo com eles, não existe nenhuma outra prova da prisão de George Soros, além da suposta notícia. Por fim, o serviço de checagem Fact Check destacou que um representante da Open Society Foundations, empresa de George Soros, classificou a informação como “totalmente falsa”.

Em resumo: a história que diz que George Soros foi preso na Filadélfia (EUA) por fraudar as eleições presidenciais é falsa! As fotos utilizadas para embasar a acusação são imagens adulteradas de um processo verdadeiro do Departamento da Justiça dos EUA contra seis hackers russos. Os nomes dos acusados foram apagados e o nome de George Soros foi acrescentado. Além disso, não existe nenhuma outra prova de que Soros esteja ou tenha sido preso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK