Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > George Soros morreu há duas horas e mídia não vai noticiar #boato

George Soros morreu há duas horas e mídia não vai noticiar #boato

George Soros morreu há duas horas e mídia não vai noticiar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O bilionário húngaro George Soros morreu há duas horas. Morte foi revelada pelo grupo Anonymous e mídia não vai noticiar a história.

Quem navegou pelas profundezas da internet já deve ter ouvido falar dos grupos Qanon. O movimento, que “compila” diversas teorias baseadas em fake news, esteve no auge durante às eleições norte-americanas (com certeza com impulsionamento artificial para promover a campanha de Trump) e, agora, reúne “apenas” alguns malucos.

Muitas dessas pessoas estão compartilhando a informação de que o bilionário húngaro George Soros (apontado por muitos desse grupo como um dos “responsáveis pelo mal do mundo”) morreu. Um print de uma suposta mensagem do grupo Anonymous está circulando entre teóricos da conspiração com o relato que ele teria “morrido há duas horas” e que “mídia vai esconder”. Leia:

Morreu? Anonimous dizendo que George Soros morreu a mais ou menos duas horas, mas que não será noticiado até amanhã! Vamos aguardar então, caso seja fake a gente apaga o POST. “George Soros morreu há duas horas. Não estará nos noticiários até amanhã”.

George Soros morreu há duas horas e mídia não vai noticiar até amanhã?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Como falamos, a mensagem se espalhou com muita força entre grupos, por assim dizer, mais exaltados na internet. Porém, não é verdade que o bilionário húngaro George Soros morreu há duas horas e a mídia está escondendo disso.

Para começar, não é de hoje que boatos de “mortes” ou “prisões” misteriosas circulam entre grupos Qanon (ou correlatos). No passado, por exemplo, desmentimos a informação falsa (por duas vezes) que George Soros havia sido “preso” (a primeira notícia falsa falava na Suíça e a segunda nos EUA)

Além disso, a mensagem (como “bom boato”) tem características como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis. Para completar, podemos dizer que a mensagem está, no mínimo, expirada.

O suposto post é datado de 10 de junho de 2021. Hoje, dia que estamos escrevendo esse texto, é 14 de junho. Mesmo que a teoria estivesse certa (de que a mídia não vai publicar até amanhã, o que é um absurdo), esse período já teria sido rompido. E sabe o que encontramos sobre o assunto? Nada.

Nas redes sociais de George Soros ou da Open Society Foundations (sua fundação) também não há qualquer relato de que ele tenha morrido. Ao contrário, há diversas publicações sobre outros assuntos aleatórios.

Resumindo: a história que aponta que o bilionário húngaro George Soros morreu e que a “mídia estava segurando a informação” é falsa. Trata-se de mais uma publicação sem pé nem cabeça que começou a circular em grupos conspiracionistas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: