Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > George Soros diz que Bolsonaro não ganha eleições de 2022 no Brasil #boato

George Soros diz que Bolsonaro não ganha eleições de 2022 no Brasil #boato

George Soros diz que Bolsonaro não ganha eleições de 2022 no Brasil

Boato – Em entrevista ao NewsIsland, bilionário húngaro George Soros afirmou que Jair Bolsonaro não vencerá as eleições presidenciais de 2022 no Brasil e que deve apoiar João Doria. 

Um dos nomes mais odiados pela direita mundial é o do filantropo húngaro George Soros. A prova disso está nas fake news que acusam instituições e pessoas de “terem ligação com George Soros” (como se isso fosse terrível). Se engana, porém, que as notícias falsas sobre ele param nisso. Há também muitas aspas falsas atribuídas a ele.

De acordo com um texto que circula online (principalmente no Facebook e Instagram), George Soros teria afirmado que o presidente Jair Bolsonaro não vencerá as eleições de 2022. Isso teria ocorrido em uma entrevista ao “NewsIsland” e ele teria dito que “Bolsonaro não ganha” e que Doria seria o “favorito do momento”. Leia a mensagem que circula online:

AQUI ESTA UM DOS MAIORES RESPONSÁVEIS POR TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO NO PLANETA E NO BRASIL.… George Soros em uma entrevista ontem para o NewsIsland foi perguntado sobre as eleições no Brasil em 2022. Vejam o que ele respondeu 

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Bolsonaro foi uma ideologia a ser conquistada e autorizada para que o país criasse uma maturidade de que ditaduras são rechaçadas. Vamos dar um jeito nisso, Bolsonaro não ganha já escolhemos um nome perfeito que arrumará o país de um jeito tecnocrático favorável ao povo. Estamos sensíveis a João Doria mas ainda existem acertos para um outro aí. O país precisa evoluir para um nível intelectual de que ideologias nesse momento devem ser extintas e se colocar há uma união global. Bolsonaro foi necessário para termos estabilidade. Agora precisamos que o Brasil abandone a polarização e aceite a universalização de um sistema seguro e de produção a todos nós. FIM DA ERA BOLSONARO EM 2022.”

George Soros diz que Bolsonaro não ganha eleições de 2022 no Brasil?

A mensagem se espalhou com muita força na internet e, claro, deixou muitos bolsonaristas com (mais) raiva de George Soros. Só há um detalhe: independentemente da opinião das pessoas sobre ele, o fato é que essa declaração foi completamente inventada.

De cara, as características da mensagem nos deixam desconfiados da veracidade dela. O texto em questão é vago, alarmista, com erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove as informações.

Para além disso, o nome de George Soros é figurinha carimbada em mensagens falsas na internet. Já desmentimos, por exemplo, textos falsamente atribuídos a Soros sobre a “Argentina e Bolsonaro”, sobre ele querer “derrubar os EUA” e sobre uma “carta a Amoêdo”. Ou seja, o histórico é vasto.

Com essas desconfianças, fomos buscar mais informações a respeito do assunto. Não demorou muito para três pontos nos apontarem para a farsa. O primeiro é a ausência da declaração em qualquer fonte confiável. Se, de fato, George Soros tivesse dado a tal declaração bombástica, encontraríamos referências em fontes confiáveis. Porém, a única coisa que encontramos foi o texto (sempre copiado e colado) que circula em redes sociais bolsonaristas. E aí chegamos à segunda informação.

A “fonte citada” é um perfil do Instagram de uma bolsonarista (que até já apagou o post). Além de não apontar para nenhuma fonte confiável, achamos no mesmo perfil outras informações falsas (muito provavelmente copiadas e coladas) sobre medicamentos sem comprovação de cura para Covid-19, fraudes não comprovadas nas eleições e contra medidas de isolamento social.

Por fim, fomos buscar pelo “veículo de mídia” citado (o tal de NewsIsland). Para a nossa (não) surpresa, nada encontramos a respeito do tal veículo. Ou seja: não só a entrevista é falsa como também o veículo citado não existe.

Resumindo: a história que aponta que George Soros afirmou que Bolsonaro não ganha as eleições de 2022 durante entrevista a um tal de NewsIsland é falsa. Trata-se de um texto que só é encontrado em redes sociais de aficionados pelo presidente e que “do nada” brotou.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy