Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Gandhi deu lição no professor Peters da universidade #boato

Gandhi deu lição no professor Peters da universidade #boato

Boato – Mahatma Gandhi deu lição de sabedoria em professor Peters, do curso de direito da Universidade de Londres, ao falar sobre pacote de dinheiro.

Um dos nomes lembrados do Século XX é o do indiano Mahatma Gandhi. Com muitos admiradores (e alguns detratores), ele virou símbolo de uma filosofia de paz em um tempo no qual o mundo estava cada vez mais bélico.

Em meio à admiração das pessoas a ele, algumas lendas urbanas costumam aparecer. Uma das mais recentes é a história que aponta que ele deu “três strikes” no professor da Universidade de Londres (que na maioria das versões é chamado de Peters). Leia o texto que circula online (principalmente pelo Facebook e WhatsApp):

Quando Gandhi estudava Direito na Universidade de Londres tinha um professor chamado Peters, que não gostava dele, mas Gandhi não baixava a cabeça. Um dia o prof. estava comendo no refeitório e sentaram-se juntos. O prof. disse:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

 – Você sabe que um porco e um pássaro não comem juntos? Ok, Prof….. Já estou voando…… e foi para outra mesa. O prof. aborrecido resolve vingar-se no exame seguinte, mas ele responde, brilhantemente, todas as perguntas.

Então resolve fazer a seguinte pergunta: – Indo o Sr. por uma rua e encontrando uma bolsa, abre-a e encontra a Sabedoria e um pacote com muito dinheiro. Com qual deles ficava? Ele respondeu…. – Claro que com o dinheiro, Prof.! – Ah! Pois eu no seu lugar, ficaria com a sabedoria. – Tem razão prof, cada um ficaria com o que não tem!

O prof. furioso escreveu na prova “IDIOTA” e lhe entregou. Gandhi recebeu a prova, leu e voltou: E disse… – Prof. o Sr. assinou a prova, mas não deu a nota! Moral da historia: Semeie a Paz, Amor, compreensão. Mas trate com firmeza quem te trata com desprezo. Ser gentil não é ser capacho, nem saco de pancadas…

Gandhi deu lição de sabedoria no professor Peters, da Universidade de Londres?

Muita gente está compartilhando a filosofia neste grande boteco chamado internet. Mas será mesmo que a história que aponta que Mahatma Gandhi deu uma lição de sabedoria no “pobre” professor Peters? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao pesquisar sobre o assunto, descobrimos que o boato já havia viralizado em língua inglesa na internet. Também vimos que sites de verificação de fatos já haviam desmentido a história.

Dois indícios que estão neste site corroboram para que a história seja uma farsa. O primeiro é que há a citação que professores e alunos sentavam juntos em universidades da Inglaterra.

O segundo e mais forte é que o próprio Gandhi escreveu na autobiografia que era um aluno tão tímido que tinha vergonha até de falar em público. Agora pense: se ele tinha vergonha até de falar em público, imagine se ele daria respostas ácidas ao professor?

Mais dois fatores jogam uma pá de terra na tese. Um deles é que o próprio Gandhi nunca falou sobre a história em biografia alguma. Se tivesse sido real, ele teria contado, não? Por fim, encontramos a mesma história em alguns blogs. Só que o personagem era outro. Em vez de Gandhi, quem teria dado a resposta ao professor seria o “Joãozinho”.

Resumindo: a história que aponta que Mahatma Gandhi deu uma lição de sabedoria no professor Peters é falsa. É apenas uma “piada do Joãozinho” que evoluiu para mais uma lenda urbana da internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.