Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra lixo em parque no dia seguinte à passeata do meio ambiente #boato

Foto mostra lixo em parque no dia seguinte à passeata do meio ambiente #boato

Foto mostra lixo em parque no dia seguinte à passeata do meio ambiente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Manifestantes protestam em prol do meio ambiente, mas deixam sacolas de lixo espalhadas por parque. Foto mostra tudo. 

Em 2018, a jovem Greta Thunberg talvez não imaginasse que seu nome se tornaria uma referência na luta em prol do meio ambiente. Desde o ano passado, a jovem começou a faltar nas aulas em todas as sextas-feiras para protestar em frente ao parlamento sueco.

A pauta da jovem é bem simples: mais ações efetivas contra às mudanças climáticas. O ato de Greta inspirou outros jovens e passou a ser conhecido como Fridays for Future (sextas-feiras pelo futuro, em tradução livre), levando outras pessoas às ruas.

E no dia 20 de setembro de 2019, estudantes de diversos países se uniram aos protestos de Greta, marcando a terceira greve global pelo clima. No Brasil, mais de 40 atos estavam programados. Entretanto, de acordo com uma foto que está circulando nas redes sociais, muitos manifestantes agiram de forma incoerente. “Esse é o resultado da passeata pelo meio-ambiente…”, diz a publicação, que mostra a imagem de um parque cheio de sacolas de lixo espalhadas pelo local.

Foto mostra lixo em parque no dia seguinte à passeata do meio ambiente?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A foto chamou bastante a atenção dos internautas, sendo compartilhada mais de 70 mil vezes só no Facebook. A publicação causa estranheza, especialmente por se tratar de uma manifestação em prol do meio ambiente. Mas será que essa história de lixo deixado para trás após protestos ambientalistas é verdadeira? Não é não!

Vamos aos fatos! Não é preciso muito para ficar desconfiado de toda essa história. Ao ler as publicações, muitos detalhes ficam sem explicação. A falta de informações, como o lugar e a data onde a foto teria sido tirada, por exemplo. Além disso, o texto apresenta um tom bastante alarmista e não indica nenhuma fonte confiável para a checagem das afirmações.

Vale lembrar que, nas últimas semanas, o tema meio ambiente tem sido o assunto preferido de disseminadores de fake news na internet. Um exemplo bastante claro desse boom são as diversas notícias falsas sobre a Amazônia desmentidas pela equipe do Boatos.org.

E, para esclarecer a história de hoje, resolvemos buscar pela origem da imagem que está sendo compartilhada nas redes sociais. Durante as buscas, a equipe do Boatos.org descobriu que a foto já foi utilizada em diversas fake news publicadas na Austrália. Em uma das histórias, publicações indicavam que manifestantes em prol do meio ambiente teriam deixado lixo em um parque localizado em Sidney. Além disso, em abril, a imagem também foi utilizada em um boato sobre manifestações de ambientalistas, mas, dessa vez, em Londres, na Inglaterra.

Por outro lado, o resultado das buscas também indicou a verdade por trás da foto. A imagem mostra o resultado de um evento conhecido como ‘dia 420’, realizado no Hyde Park, em Londres (Inglaterra). O evento reúne, anualmente, diversos apreciadores da maconha e tem como objetivo protestar pela descriminalização da cannabis.

Inicialmente, a foto foi publicada como um ‘puxão de orelha’ por uma página ligada à causa. Na postagem, a página pede para que, nos próximos atos, toda a comunidade em prol da maconha ajude a recolher o lixo produzido durante o evento. E, por fim, a página ainda destacou que o local foi limpo pelos organizadores do ato. Nada ficou para trás.

Em resumo: a história que diz que foto mostra lixo em parque no dia seguinte à passeata do meio ambiente é falsa! A foto, de fato, mostra o resultado de uma manifestação, mas não tem nada a ver com o meio ambiente. A imagem retrata como o Hyde Park, em Londres (Inglaterra), ficou após um protesto em prol da descriminalização da maconha. A publicação tinha o intuito de puxar a orelha dos participantes, que deixaram bastante lixo no local e não ajudaram na limpeza. Entretanto, ainda de acordo com a postagem, a organização do protesto deixou tudo limpinho depois. Dessa forma, a história não passa de #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.