Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra baleia morta com garrafas, lixo e sacos em praia #boato

Foto mostra baleia morta com garrafas, lixo e sacos em praia #boato

Boato – O mundo chorou com a imagem de uma baleia encontrada morta em praia nas Filipinas e cheia de garrafas, lixo e sacos plásticos.

Apesar de muita gente não dar a atenção devida à questão, o problema da poluição é um dos mais graves que temos atualmente. Muito da culpa por isso é do próprio ser humano. A prova disso está em alagamentos causados por bueiros entupidos, lixo nas ruas de diversas praias imundas.

Uma imagem que circula na internet tem chamado atenção para esta causa. A foto mostra o que seria uma baleia morta em decomposição. De acordo com o texto do blog que publicou a história (e que bombou no Facebook), uma montanha de lixo começou a sair da boca do animal. Leia:

O mundo chora: Baleia encontrada morta em praia estava cheia de garrafas pets, lixos e sacos plásticos

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Os residentes de Naic Cative, acordaram numa quinta-feira com uma visão horrenda na praia. Uma baleia azul em decomposição deu à costa. Da sua boca saia algo que chocou todo o mundo, mais do que alguém podia imaginar. A montanha de resíduos plásticos que saia da boca da baleia em decomposição era tão grande que ninguém pode ficar indiferente.

Garrafas, recipientes de gelados, cabides, caixotes de lixo e sacos de plástico eram alguns dos detritos que emergiam da boca do mamífero gigante. Esse acontecimento fez a defesa ambiental Greenpeace do Sudeste Asiático nas Filipinas manifestar-se.

Partilhe com os seus amigos para consciencializar o máximo número de pessoas acerca da poluição!

Foto mostra baleia morta com garrafas, lixos e sacos em praia?

De fato, a imagem é impressionante (não é à toa que a história foi muito compartilhada). Mas será mesmo que se trata de uma baleia “vomitando” lixo na praia? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quase tudo na história que circulou online é real. O caso aconteceu nas Filipinas, o problema do lixo no país (e não só lá) é grave e o Greenpeace se manifestou. Porém, não se trata de uma baleia de verdade.

A imagem mostra uma intervenção artística promovida pelo próprio Greenpeace do país em maio deste ano. De acordo com esta matéria da CNN das Filipinas, a intenção era chamar atenção para a questão. O vídeo abaixo mostra “a baleia” de outro ângulo.

Resumindo: a foto que circula na internet não é de uma baleia cheia de lixo dentro dela. Trata-se de um manifesto ambiental. Entendemos que a causa é nobre, mas não custa nada divulgá-la sem contar balelas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Irani Coelho, Jorge Nalauski, Eder Melo e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.