Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Flor em forma de mulher que floresce a cada 20 anos é vista em Kerala #boato

Flor em forma de mulher que floresce a cada 20 anos é vista em Kerala #boato

Boato – Flor em forma de mulher que floresce a cada 20 anos é encontrada na aldeia de Pacalakkadu, em Kerala (Índia).

Se tem uma coisa que a internet gosta, além de histórias virais e vídeos bizarros, são imagens de acontecimentos classificados como “raros”. Por aqui, não é difícil encontrar gente impressionada que segue a teoria do “não custa compartilhar”. São tantas “raridades” que dá até gosto de acreditar.

A última que circula online aponta para uma flor em forma de mulher. A imagem surpreendente é acompanhada de um texto que afirma que ela está na aldeia de Pacalakkadu, em Kerala, e que só floresce a cada 20 anos. Leia o que diz a mensagem:

Esta e uma flor em forma de mulher , que floresce apenas uma vez em 20 anos. Esta flor e vista em Kerala na aldeia de Pacalakkadu.  

Flor em forma de mulher que floresce a cada 20 anos é vista em Kerala?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É uma bela fotografia, digna de elogios. Mas a parte mais surpreendente não está nas imagens e sim no fato de que a mensagem não apenas é falsa como também é mais uma pérola do 1º de abril. Entenda os porquês.

O primeiro ponto que merece destaque é o enredo. Histórias falsas de plantas e flores raras são comuns na internet. Por aqui, já circularam histórias envolvendo a flor do Baobá, flor muguet-du-bois e a rosa verde. Dito isso, há um segundo ponto: a história já é velha e voltou à baila graças ao Dia da Mentira.

Além disso, a imagem é muito suspeita. Por mais que a natureza seja magnífica, uma flor com um formato tão perfeito é de se desconfiar. Sem contar que a mensagem possui as principais características de boatos. É vaga, alarmista, não cita fontes confiáveis e possui erros de português (chega a errar o nome da própria cidade que, na verdade, é “Palakkad”).

Com isso, resolvemos buscar mais informações sobre o caso e não encontramos nada. Ao buscar pela imagem, chegamos ao desmentido no Snoops, Hoax Slayer e Wafflesotnoon (sites gringos de fact checking). Neles, a flor é chamada também de “narilatha flower” e “narepool”.

De acordo com o Hoax Slayer, a informação começou a começou a circular, justamente, no dia 1° de abril de 2008. Por sinal, a história só surgiu em outros sites, após a publicação no Dia da Mentira. Ou seja, tudo não passou de uma pegadinha.

Resumindo: não existe nenhuma flor em forma de mulher que floresce a cada 20 anos. A história, além de velha, é resultado de uma brincadeira de primeiro de abril. Logo, é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.