Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Navio americano conversa com farol espanhol por rádio #boato

Navio americano conversa com farol espanhol por rádio #boato

Boato – Navio da marinha estadunidense que encontra espanhóis e faz ameaças para que eles saiam da rota. O problema é que os espanhóis estavam em uma ilha.

Estados Unidos x Espanha. Não, a história que vamos apresentar hoje não fala de um jogo de Copa do Mundo e sim de um caso que envolve um navio da marinha norte-americana e autoridades espanholas acabou se tornando sucesso na internet. A transcrição do diálogo fala sobre uma divergência sobre quais dos “navios” desviaria a rota para evitar uma colisão.

Um vídeo divulgado na internet já fazia muito sucesso no exterior, gerou repercussão nas redes sociais no Brasil devido à arrogância dos norte-americanos na situação. Segundo o vídeo, os norte-americanos não queriam desviar para evitar uma colisão e chegaram a usar ameaças para os espanhóis.

O problema é que o rádio espanhol vinha de um farol, ou seja, não poderiam desviar. A história realmente é ótimo. Para descobrir se essa história é verdadeira ou não, confira o texto e vídeo, na íntegra, abaixo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

ESPANHA – A-853 falando. Por favor, mude seu curso para 15º Sul, para evitar se colidir conosco. Vocês estão vindo direto em nossa direção. Distância: 25 milhas náuticas.

EUA – Nós que recomendamos que vocês mudem seu rumo 15º Norte, para evitar colisão.

ESPANHA – Negativo. Repito: Por favor, mude seu curso 15º Sul para evitar colisão.

EUA -É o capitão deste navio americano falando. Insisto, você mude seu rumo 15º Norte para evitar colisão.

ESPANHA – Não consideramos isso realizável nem conveniente. Sugerimos que mude seu rumo para 15º Sul para evitar colidir-se conosco.

EUA – Eu sou o capitão da marinha americana o segundo maior porta-aviões da frota dos Estados Unidos. Nós estamos escoltados por couraçados, 6 contratorpedeiros,5 cruzadores, 4 submarinos e outros navios de apoio. Estamos manobrando rumo ao Golfo Pérsico para manobras militares, para o Comando Ofensivo no Iraque. Não sugiro, mas ordeno-te: mude seu rumo 15º norte. Ou seremos forçados a tomar as medidas necessárias para garantir a segurança deste navio e desta força da coalisão. Vocês são um país aliado, membro da OTAN e desta coalisão. Por favor, obedeçam imediatamente e fiquem fora do nosso curso!

ESPANHA – Juan Manuel Salas Alcántara falando! Somos, ao todo, duas pessoas. Nossa escolta é de 1 cachorro, nossa comida, 1 cerveja, e um canário que agora está dormindo. Temos o apoio da estação de rádio “La Coruña e do canal 16 da Emergência Marítima. Não estamos navegando, uma vez que estamos em terra firme. Falo do Farol A-853 Finisterre, na costa da Galícia. Não temos nem ideia da p***** de posição que ocupamos no ranking de Faróis da Espanha. Façam a m***** que vocês quiserem e tomem as medidas necessárias para garantir a segurança do seu barco que vai porrar a proa contra as pedras. Por isso, novamente insistimos que o melhor, mais seguro e recomendável é que: desviem sua rota 15º Sul para evitar a colisão.

EUA – Ok, entendido. Desligo.

Apesar de ser sempre bom dar uma “espetada” nos yankees, a história não passa de uma piada que começou a ser interpretada como se realmente houvesse acontecido. Tanto que, há mais de uma versão sobre a história, como o caso em que o farol se localiza no Canadá, e não na Espanha, como divulga o site Navy.mil.

Aliás, a piada já existe já mais de 80 anos, segundo o site Snopes.com. A piada surgiu de uma tirinha que apareceu em um jornal canadense, em 1931. A história, até então resumida, assumiu a forma de piada na versão que conhecemos.Vale lembrar que, no segundo maior porta-aviões norte-americanos, não existiria um profissional que identificasse o farol?

Então, lembremos, que a história não passa de uma piada que nunca aconteceu na realidade. Se for compartilhado, não se esqueça de lembrar as pessoas que é tudo uma piadinha.