Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Enfermeira desmaiou gravemente por causa de efeito da vacina contra Covid-19 #boato

Enfermeira desmaiou gravemente por causa de efeito da vacina contra Covid-19 #boato

Enfermeira desmaiou gravemente por causa de efeito da vacina contra Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Aconteceu algo gravíssimo: uma enfermeira tomou a vacina nos EUA e, por causa do veneno dela, desmaiou durante entrevista.

Vamos começar esse texto com uma indagação. O que é mais grave: mais de três mil pessoas morrerem em um dia por causa de um vírus (como tem ocorrido nos últimos dias nos EUA) ou uma mulher desmaiar após tomar uma dose da vacina contra o vírus (como ocorreu em um episódio)? De acordo com mensagens que circulam online, o desmaio é mais grave.

Um vídeo de uma mulher desmaiando após durante uma entrevista após tomar a vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos está pululando entre grupos antivacinas como a “prova” de que a vacina é “algo muito perigoso” e que estão “injetando veneno nas pessoas”. Leia algumas das versões da história que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Falando da tal vacina. vejam o caso dessa enfermeira que acaba de tomar a vacina já passa mal e desmaia, boa sorte para você que vai tomar a vacina. Versão 2: BOMBA GRAVÍSSIMO ENFERMEIRA NOS EUA DESMAIA APÓS TOMAR A VACINA

Enfermeira desmaiou gravemente por causa de efeito da vacina contra Covid-19?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como vocês viram, o que não faltaram foram pessoas compartilhando o vídeo em questão. Ele é real e, de fato, a enfermeira em questão desmaiou após tomar uma dose da vacina contra Covid-19. Mas nem isso representa algo grave tampouco se trata de um “efeito do veneno que estão injetando”.

Vamos contextualizar a situação. No Tennessee, Estados Unidos, os membros da linha de frente do hospital de Chattanooga se vacinaram contra a Covid-19. O evento foi filmado e transmitido ao vivo na internet. Uma das pessoas vacinadas foi a chefe da enfermaria Tiffany Dover. No momento em que estava falando com repórteres, ela colocou a mão na cabeça e desmaiou.

O que as mensagens não apontam é que ela recobrou a consciência logo em seguida e falou novamente. Ela disse que o desmaio não é nada de excepcional. Ela disse que estava bem (até sem dor no braço) e que isso “sempre acontecia com ela”. Os próprios médicos apontaram que o desmaio não ocorreu por “componentes da vacina”.

Depois que a história circulou nos Estados Unidos, ela foi desmentida por serviços de checagem como da Agência Reuters e da Associated Press. No Brasil, o e-Farsas também desmentiu a informação.

Resumindo: de fato, uma enfermeira desmaiou após receber uma dose da vacina contra Covid-19 nos Estados Unidos, mas não tem nada de grave no episódio e, muito menos, de efeito de algum componente da vacina e, questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK