Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ecoterroristas usam drone para causar incêndios na Califórnia (EUA)

Ecoterroristas usam drone para causar incêndios na Califórnia (EUA)

Ecoterroristas usam drone para causar incêndios na Califórnia (EUA), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra exato momento que um drone de inteligência artificial coloca fogo em uma área de mata na Califórnia (EUA). Equipamento é utilizado por ecoterroristas comunistas para prejudicar Donald Trump.

Nos últimos dias, o tema “fogo” tem tomado conta da pauta noticiosa em diversos locais. Enquanto no Brasil os incêndios no Pantanal causam indignação em muitas pessoas, nos EUA incêndios florestais também estão causando estragos. E, tal como cá, lá notícias falsas de acusações contra ambientalistas circulam online.

De acordo com uma mensagem que acompanha um vídeo de uma aeronave soltando labaredas, “drones de inteligência artificial” estão sendo utilizado por “ecoterroristas comunistas canalhopatas assassinos” (seja lá o que isso signifique) para incendiar florestas na Califórnia. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

*Drones com inteligência artificial, na Califórnia, sendo usados por ecoterroristas comunistas canalhopatas assassinos pra criar incêndios criminosos e provocar o caos contra o governo Trump.* *Mais uma prova cabal de que todo comunista sem excessão é um vagabundo FDP.*

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ecoterroristas usam drone para causar incêndios na Califórnia (EUA) ?

A mensagem se espalhou com força nas redes sociais nos Estados Unidos e em outros países. É claro que, no Brasil, os “amigos do Trump” iriam divulgar as imagens. Só há um detalhe: o vídeo nada tem a ver com “drones de inteligência artificial” ou ecoterroristas.

A mensagem e o histórico recente de boatos já nos causaram desconfianças. A mensagem tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável que comprove que se tratava de um “drone de comunistas”. Além disso, não faz muito tempo que desmentimos um boato muito parecido. A única diferença estavam nos acusados: “ambientalistas do Brasil”.

Ao procurar mais detalhes sobre o assunto, logo descobrimos que a acusação foi desmentida por sites de checagem nos Estados Unidos, na China e aqui no Brasil.

De acordo com os sites Lead Stories e PolitiFact, a história circulou nos Estados com o sugestivo título de “este é o drone de fogo que o Twitter, Google e YouTube não querem que nós vejamos”. Na China, a acusação caiu diretamente sobre “o Partido Comunista Chinês”.

O LeadStories apontou que a Throwflame, fabricante de lança-chamas para drones, negou que a aeronave seria um drone. Ao site, a empresa apontou que se trata de uma tocha utilizada para contenção de incêndios. Já a aeronave em questão é um helicóptero.

O site apontou que a queima preventiva é uma prática comum nos casos de incêndios. Isso porque ao queimar de forma controlada, os brigadistas evitam que o fogo se alastre. Para fazer a queima controlada são levados em conta fatores como a topografia e a direção dos ventos.

O Politifact destacou que o próprio Departamento de Combate a Incêndios Florestais da Califórnia destacou que o vídeo mostra uma operação padrão de combate a incêndios. O site chinês My Go Open disse que o próprio FBI desmentiu a informação. Aqui no Brasil, o e-Farsas apontou que, na publicação original (antes do fake), havia a informação de que se tratava de um helicóptero de combate a incêndios e que, só depois, a informação foi deturpada.

Resumindo: a história que aponta que ecoterroristas estão utilizando drones para causar incêndios em florestas da Califórnia, nos EUA, é falsa. Além de o vídeo seguir aquela ladainha de sempre de que “os ambientalistas perseguem os pobres políticos conservadores”, a tese já foi desmentida em diversos locais do mundo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK