Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Drone arranca pedaço de asa de avião durante decolagem #boato

Drone arranca pedaço de asa de avião durante decolagem #boato

Boato – No vídeo, um drone passou de surpresa e arrancou o pedaço da asa de um avião durante a decolagem. É surpreendente!

Após os vários desastres de avião que aconteceram nos últimos anos no Brasil e no mundo, muitas pessoas andam assustadas e com medo de viagens com aeronaves. Agora, já imaginou um drone arrancar um pedaço da asa do avião em que você está durante a decolagem? Foi o que aconteceu em um suposto vídeo que está circulando na internet.

Nas imagens, um passageiro está filmando a janela da aeronave durante a decolagem e acaba registrando o suposto choque do drone com a asa do avião, arrancando um pedaço da mesma. O vídeo viralizou e está deixando os internautas boquiabertos. Assista ao vídeo abaixo e veja o que dizem as publicações que estão sendo compartilhadas nas redes sociais:

Versão 1: Drone bate na asa do avião ! Versão 2: Momento que Drone Bate na Asa de um Avião em Nova York e filmado por passageiro. Versão 3: E quando um drone bate na asa do seu avião? Versão 4: E quando um drone bate na asa do avião Qual seria a sua reação? Versão 5: Veja o estrago que o Drone fez na asa do avião

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Drone arranca pedaço de asa de avião durante decolagem?

É verdade que, depois de tudo o que vimos nos últimos anos em relação a acidentes aéreos, não poderíamos descartar que um vídeo de um drone arrancando um pedaço da asa de um avião poderia viralizar e ganhar uma série de compartilhamentos nas redes sociais. Mas será que isso, de fato, aconteceu? A resposta é NÃO. E nós podemos te provar a partir de alguns fatos.

O primeiro deles é que as mensagens das publicações que estão sendo compartilhadas no Facebook carregam todas as características de fake news: são vagas (não explicam mais detalhes de como ocorreu a situação), alarmistas (têm a intenção de provocar alvoroço na população), possuem vários erros de português e, ainda, não citam fontes confiáveis que possam dar credibilidade ao que está sendo dito.

Depois, em segundo lugar, não é de hoje que vemos imagens de vídeos gravados em outro contexto sendo usadas para criar boatos – e nós já desmentimos alguns casos por aqui. Um deles foi o suposto caso do avião que rodopiou no ar durante o tufão Mangkhut, nas Filipinas, quando, na verdade, descobrimos que se tratava de uma animação gráfica; e o caso também do vídeo de um suposto avião russo Sukhoi 30 fazendo acrobacias com dança no solo, que, na realidade, dizia respeito a uma simples apresentação de um aeromodelo em Santa Catarina.

Ou seja, em todos esses casos, imagens gravadas em outro contexto foram utilizadas para inventar histórias e chamar a atenção da população. É o caso também do nosso vídeo de hoje. Descobrimos que ele foi feito em 2015 e se trata de uma produção de um especialista em efeitos especiais chamado Bruce Branit, da empresa BranitFX e Lucamax Pictures.

Assim que o vídeo viralizou, o boato chegou a ser desmentido, ainda em 2015, como você pode ver aqui e aqui. Bruce Branit explicou que decidiu filmar as imagens em Nova York, quando saía de Languardia. Ele se inspirou no famoso caso do pouco de avião no Rio Hudson, em 2009, em que o capitão” Skully “abandonou o Airbus A320 no Hudson, após um duplo ataque com pássaros, e salvou todos a bordo.

Enquanto filmava, Branit imaginou o quão desafiador seria criar um vídeo em que um drone passaria e arrancaria a asa do avião, em vez dos pássaros. E assim foi feita toda a produção. Aqui nesse link, você pode assistir a um vídeo que mostra detalhadamente como foi feita a produção de Bruce Branit.

Resumindo: O suposto vídeo que circula na internet do drone que arranca um pedaço da asa do avião realmente existe, mas foi usado fora do contexto para causar burburinho da população. Trata-se, na realidade, de uma produção gráfica do especialista em efeitos especiais Bruce Branit, feita em 2015, mesmo ano em que esse boato foi desmentido pela primeira vez.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.