Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Dois sóis apareceram na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá hoje #boato

Dois sóis apareceram na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá hoje #boato

Dois sóis apareceram na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o fenômeno do Hunters Moon, em que “dois sóis” aparecem um uma imagem. Isso aconteceu hoje na fronteira entre os EUA e o Canadá.

É inegável que imagens incríveis sempre são um grande combustível para a desinformação na internet. A prova disso está na história de hoje, em que uma foto é uma acompanhada de uma descrição impactante.

De acordo com mensagens que circulam online, “dois sóis” apareceram hoje na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. O fenômeno, que teria o nome de Hunters Moon, seria, na realidade, o encontro entre o sol e a lua. Leia a mensagem que circula online:

Hoje … na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, amanheceu assim: dois sóis surgiram, sendo um deles o sol real e o outro a lua. Esse fenômeno é conhecido como Moon Hunters e acontece quando A Terra muda do Eixo. A lua e o sol nascem ao mesmo tempo e a lua reflete o brilho do sol com tanta intensidade que parece um segundo sol. Compartilhe! Como é bonito!!!

Dois sóis apareceram na fronteira dos EUA com o Canadá hoje?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente ficou curiosa com a imagem e saiu se perguntando se o tal fenômeno seria real. Se você ficou com essa dúvida, saiba que a nossa resposta é não. A história que fala sobre os dois sóis na fronteira dos EUA com o Canadá não só é falsa como também já foi desmentida em 2017. Como temos feito com fake news “clássicas”, vamos relembrar o que escrevemos na época:

A primeira informação errada está em relação ao local em que as fotos teriam sido capturadas. Apesar de o texto falar que “aconteceu na fronteira do Canadá e EUA”, as imagens são de situações distintas em diversos locais do mundo. Este texto do Snopes aponta que a “imagem principal do boato” foi feita em Marrocos no ano de 2008.

O segundo erro está na nomenclatura utilizada no texto. A mensagem aponta que o nome do fenômeno é “Hunters Moon”. Na realidade, Hunter’s Moon (se escreve desta forma) nada mais é do que uma nomenclatura dada à chamada Lua Sangrenta (que também já rendeu alguns boatos na internet) e não tem nada a ver com lua e sol (ou dois sóis) ao mesmo tempo.

O terceiro erro (e mais importante) está na descrição do fenômeno. O que está sendo mostrado não tem nada a ver com dois sóis no céu, lua e sol no céu e muito menos é um fenômeno raro. Na realidade, parte das imagens são resultado de uma ilusão de ótica causada pelo reflexo do sol e microcristais de gelo que estão no céu. O fenômeno é chamado sundog e, de acordo com este site, é comum. 

Outra parte das imagens apresentadas não passa de um reflexo na própria lente das câmeras. Algumas já foram utilizadas no boato sobre o planeta Nibiru. Porém, não passa de uma fraude com o reflexo da lente. Este site mostra como é feita a fraude (é só colocar um vidro em frente à câmera do celular).

Resumindo: assim como em 2017, a história que aponta que dois sóis foram flagrados na fronteira do Canadá com os Estados Unidos é falsa. As imagens são bonitas, mas não têm nada de sobrenaturais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Ub6wpR