Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Criador do jogo da Baleia Azul é preso e apanhou na cadeia #boato

Criador do jogo da Baleia Azul é preso e apanhou na cadeia #boato

Boato – Policia capturou o criador do jogo da Baleia Azul. Ele acabou apanhando na cadeia e quase morreu.

Depois de alguns dias de “tranqüilidade”, eis que o jogo da Baleia Azul volta à pauta aqui no Boatos.org. Porém, a notícia que circula online seria, desta vez, tranquilizadora. De acordo com postagens que circulam em sites e blogs, o criador do jogo da Baleia Azul foi finalmente preso. Mais do que isso, uma dessas notícias aponta que ele apanhou na cadeia e quase morreu.

De acordo com o texto, ele teve que repetir diversas vezes que “era um monstro”. Para dar mais veracidade à história, uma imagem do antes e depois do homem (e que não vamos publicar aqui) foi publicada na internet. Leia um dos textos que circulam online.

CRIADOR DO BALEIA AZUL É ESPANCADO NA PRISÃO E QUASE MORRE – VEJA AQUI. Ele é obrigado a dizer várias vezes enquanto apanha que é monstro. Mal acaba de entrar na sela , e jovem é espancado. Enquanto apanhava, o jovem criador do jogo é obrigado pelos agressores a dizer que é monstro. […]

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Secretaria diz que caso não se trata de agressão, mas de uma iniciação e não sera investigado. A vitima é o homem responsável pela criação do jogo macabro:O russo Philip Budeikin, de 21 anos. […]

Criador do jogo da Baleia Azul foi preso e apanhou na cadeia?

Não precisa nem falar que muita gente compartilhou as histórias com alegria. Mas será mesmo que é verdade? Não, tanto a história que circula sobre a prisão do criador do jogo como a história do espaçamento são falsas. Vamos aos fatos.

Vamos começar com a história da prisão. De acordo com as nossas pesquisas, a história que aponta que o criador da Baleia Azul foi preso se popularizou no Brasil graças a um daqueles sites que sempre divulgam boatos na internet (não vamos citar o nome dele, mas você já deve imaginar que tipo de site é).

A fonte para esse site criar o boato foi a notícia de que o russo Philip Budeikin, acusado de organizar grupos da Baleia Azul, foi preso. Dois detalhes: a prisão aconteceu em 2016 e em nenhum lugar foi dito que ele “criou” o jogo.

Aqui cabe uma explicação, que está com mais detalhes no texto que respondemos 15 perguntas sobre a Baleia Azul: não há como saber quem criou o jogo. O que aconteceu foi que diversos grupos tinham “brincadeiras” ligadas a suicídio. Depois que a mídia “batizou” as brincadeiras ligadas ao suicídio como jogo da Baleia Azul, outros grupos com esse nome foram criados. Ou seja, é difícil apontar “um criador”.

Agora vamos ao segundo ponto. A história que fala que o homem preso foi espancado também é falsa. Mesmo o russo citado acima não foi espancado na cadeia. Tentamos procurar pelos nomes dos personagens citados na história. Com exceção do homem preso, nenhum “existia” na internet antes do texto ser criado.

Só para sacramentar, não encontramos nenhuma história na internet (com exceção dos sites de notícias falsas) que falassem do assunto. Aí você me pergunta: e a imagem do homem machucado? Simples, ela foi tirada desta história aqui e nada tem a ver com Baleia Azul.  

Resumindo: a história que aponta que o criador da Baleia Azul foi preso e espancando na cadeia é falsa. Não foi descoberto (e provavelmente não será) quem criou o jogo e a história do espancamento é falsa. Ou seja, o causo é uma junção de diversos textos falsos que circulam online.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de Carlos Serra e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.