Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Chineses estão cuspindo em elevadores e locais públicos para espalhar coronavírus #boato

Chineses estão cuspindo em elevadores e locais públicos para espalhar coronavírus #boato

Chineses estão cuspindo em elevadores e locais públicos para espalhar coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Série de vídeos mostra que governo da China está mandando chineses cuspirem e espirrarem em supermercados, elevadores e locais públicos para disseminar a Covid-19 (coronavírus) em países como Itália, Canadá e Austrália.

Agora há pouco, quando desmentimos uma história que apontava que uma mulher chinesa havia sido presa na Austrália, falamos que voltaríamos no assunto. Agora, vamos falar de uma teoria da conspiração formada por esse e outros vídeos.

Uma filmagem com uma narração das mais suspeitas acusa a China de espalhar mulheres com coronavírus pelo mundo para espirrar e cuspir em locais públicos como elevadores, supermercados e bancos para disseminar a Covid-19 e “ganhar a 3ª Guerra Mundial”. Leia algumas versões da mensagem que circula online, leia a transcrição e assista ao vídeo:

Versão 1: Observem o que uma chinesa fez para contaminar com o COVID19 na Itália e Austrália. Versão 2: Meu Deus, será as imagens mentem? Não posso crer que os Chineses e o Pres.Tetrus ( OMS ) realmente arquitetaram tudo isso… Recebi no whatsapp, mas custo a crer que em nome do “PODER” alguem possa ter planejado tudo isso. Versão 3: Pelo que esse vídeo relata , o Corona Vírus é menos letal e nocivo que a nossa dengue. Ele realmente é mais nocivo a população com mais de 60 anos com comorbidades. Por favor, assistam .… Estou chocada .… Versão 4: DENÚNCIA – A 3° Guerra mundial está acontecendo. É uma guerra biológica. Suspeita-se que o Partido Comunista Chinês pagou mulheres chinesas com coronavírus p/ viajar e espalhar o vírus pra o mundo. Observem a velocidade de contaminação em Nova Iorque Vídeo fala isso. E prova

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 5: Agora, não são mais HOMENS-BOMBA e sim HOMENS-ESPIRRO. Assistam esse vídeo onde uma Chinesa infecta frutas propositadamente,na Austrália. Devem ter infiltrado um Chinês Infectado propositadamente em cada país para espalhar essa vírus ,posteriormente classificado como “Pandemia”.. Pelo vídeo que segue , a CHINA está atacando o mundo inteiro macomunada com o Pres.Tetrus, da OMS, que também é Comunista . Olhem outra Chinesa cuspindo nos caixas-eletrônicos da Itália e espalhando água contaminada. Está provado que não foi uma pandemia , e sim o virus foi espalhado propositalmente por esses Chineses contratados para fazer isso.

Transcrição da mensagem (feita automaticamente): Pessoal denúncia para quem achava que era brincadeira tá está aí. Nós estamos na terceira guerra mundial não tem mais dúvidas disso. É uma guerra biológica e a China está atacando o planeta inteiro junto com a Organização Mundial da Saúde com presidente Petros.

Essa aí é chinesa tá sendo presa porque ela estava infectando propositalmente aí ela ela tem ela tem o coronavírus e está infectando, cuspindo. So só não vê quem não tem olhos, que é cego. Aquela ali foi na Austrália e agora na Itália. Essa aí tá cuspindo nos caixas eletrônicos emquanto tá acontecendo alguma coisa ali no no banco e agora ela vai espalhar a água contaminada por tudo.

Agora se multiplica isso aí por milhões de chineses no planeta inteiro. Então não é o vírus que está se propagando normalmente, o chineses espalhando esse vírus por todo o planeta gente vamos compartilhar isso com o mundo inteiro tá. Isso aqui é uma guerra mundial OK

A senhora tá pagando a gente tem que contratar faxina para ela fazer agora jogando água contaminada é o que acontece na verdade o vírus mesmo ele só ataca as pessoas mais idosas agora no elevador ela vai continuar indo levar a dor impressionante o negócio aí gente é que o vírus Elsse vírus é inofensivo quem tem abaixo de 60 anos e tem boa saúde.

Mas qual é o problema problema mesmo economia Por que a China constrói o vírus, espalha tá junto com o Petros da Orgenização Mundial da Saúde, que diz que todo mundo tem que ficar em casa preso. Os países não produzem, acaba com dinheiro acaba pegando Mia e quer que todo mundo tem a China e a China comprou a Band vocês viram ontem, tiraram do ar quando o Datena tava falando sobre a cura então nós temos a cura. Governo conseguiu achar pura e você parece vídeo agora para o planeta compartilhando em 3 2 1.

Chineses estão cuspindo em elevadores e locais públicos para espalhar coronavírus?

O vídeo se espalhou com muita força na internet e ajudou a reforçar o preconceito contra chineses. Mas será mesmo que as imagens são de chineses espalhando o coronavírus pelo mundo e acusação procede? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Vamos aos fatos.

As características da mensagem já nos chamam atenção. Ela, assim como um “bom boato” que circula na internet, é vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento. Ou seja: mereceria uma segunda olhada. A primeira coisa que “olhamos” foi o depoimento do camarada (um cara que narra isso merecia ser preso). Ele tem a proeza de juntar diversas acusações sem provas e “temperar” com diversas fake news já desmentidas por aqui.

No áudio, ele diz que o coronavírus é uma criação da China para “ganhar a terceira guerra mundial”. Isso foi desmentido neste texto aqui. Além disso, ele reforça a informação de que o coronavírus “é inofensivo” não mata quem tem menos de 60 anos. Informação que também é falsa e foi desmentida aqui e aqui (quando analisamos o pronunciamento de Bolsonaro sobre a quarentena). De quebra, o sujeito fala que a China é “dona da Band” (que também desmentimos aqui) e que a “cura do coronavírus foi encontrada” (desmentido aqui).

Com todo esse combo, só faltava uma coisa para “fechar o pacote”: analisar os vídeos que seriam a “prova do crime. Pois bem: nenhum deles prova que China está mandando pessoas para outros países para espalhar o coronavírus.

O primeiro vídeo, da mulher sendo presa na Austrália, já foi explicado no post mais recente do Boatos.org. Como falamos, a mulher que foi presa não tem coronavírus e não é a mulher que está espirrando nas frutas. A coisa não para aí: os vídeos das pessoas espirrando e cuspindo no elevador não foram gravados “na Itália”. Como apontam essas matérias lá de fevereiro, eles são da China (veja aqui e aqui). Para terminar, o vídeo do homem no banco da praça não tem elementos suficientes que comprovem que a mulher está passando um lenço “infectado no banco”. Ela está, simplesmente, passando um lenço.

Resumindo: a história que aponta que chineses contaminados com o coronavírus estão sendo enviados para infectar outros países é falsa. As cenas não são de “ações terroristas no exterior” e a narração tem tantas mentiras que beira o ridículo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2IoBB2R