Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > China sugere ao Brasil lei que dá pena de morte aos políticos corruptos #boato

China sugere ao Brasil lei que dá pena de morte aos políticos corruptos #boato

Boato – Depois de estabelecer uma lei que prevê pena de morte para políticos corruptos, China resolveu fazer sugestão ao Brasil.

Considerada uma das nações mais rígidas em relação à pena de morte, a China é muito criticada por defensores de direitos humanos. De acordo com a Anistia Internacional, a pena capital é mais executada na China do que em outros países. Mas nem só de críticas vive o regime no país asiático. E a prova está em um texto que circula na web.

Uma publicação aponta, em tom empolgado, que a China vai sugerir que a pena de morte para o Brasil adotar. O texto aponta que a sugestão foi dada por Xi Jinping a Michel Temer. Leia a mensagem, que viralizou em redes sociais:

China sugere ao Brasil a lei que dá pena de morte para os políticos corruptos O Tribunal Popular Supremo da China estabeleceu uma lei que trás a Pena de Morte, para os políticos corruptos que fizeram desvio de verba, fraude fiscal e que receberam valores ilícitos superiores à de US$463.000 dólares, ou seja um valor minimo.

Esta Lei começou a ter resultado a partir desse ano 2017, ao qual se torna um processo legal e faz parte de uma revisão do Código Penal de 2016, onde os valores arrecadados não eram combinados para justificar ou não a aplicação da pena de morte, mas caso os acusados confessarem os crimes ou devolver o dinheiro, a pena de morte será suspensa, oque substituiria à prisão perpétua, o que é de costume para casos de corrupção no país.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Como a corrupção no Brasil esta conhecida mundialmente e isso vem afetando vários países, a China convocou ao Presidente Michel Temer a uma reunião ao qual o Presidente da China, Xi Jinping, propõe estabelecer essa Lei no Brasil, afinal somente assim para acabar com a corrupção.

China sugeriu ao Brasil lei que dá pena de morte aos políticos corruptos?

A tal mensagem levantou o debate sobre o assunto (de forma até assustadora). Mas será mesmo que a China deu a tal sugestão ao Brasil? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, achamos a informação estranha. Além das características do texto (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), fake news envolvendo a China e a pena de morte já foram desmentidas no Boatos.org em algumas oportunidades (leia aqui, aqui e aqui).

Por sinal, quem olhar com mais atenção vai perceber que a história de hoje nada mais é do que uma “evolução” do boato que falava que o ministro da China teria dito “o que fazer no Brasil”. A pena de morte por corrupção nada mais é do que um dos itens na fake news antiga.

Só para confirmar a informação, resolvemos procurar por qualquer artigo que aponta que o Xi Jinping teria feito qualquer sugestão a respeito para Michel Temer. Como era de se imaginar, nada encontramos além dos textos dos boatos. É importante citar que, mesmo que a sugestão tivesse sido feita, não há como “implantar a pena de morte no Brasil” sem uma nova Constituição. Criar uma lei como essa mexer com uma cláusula pétrea da Constituição.

Vale fazer uma ressalva, apesar de a sugestão da China ao Brasil ser falsa, a corrupção pode ser sim punida com a pena capital no país asiático. casos, como o de Cao Wenzhuang, ex-funcionário da agência de fiscalização de alimentos e drogas da China, do magnata da mineração Liu Han e de Liu Zhijun, ex-ministro das Ferrovias da China são exemplos disso.

Resumindo: a história que aponta que a China sugeriu que o Brasil adote a pena de morte para políticos corruptos é falsa. Além da tal sugestão não fazer muito sentido, a “tese” é só uma evolução de outra fake news desmentida por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.