Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Catedral de Notre Dame é reformada com telhado de estilo moderno #boato

Catedral de Notre Dame é reformada com telhado de estilo moderno #boato

Catedral de Notre Dame é reformada com telhado de estilo moderno, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após reforma, fotos mostram que telhado da Catedral de Notre Dame, em Paris, agora é de vidro, em estilo moderno.

A Catedral de Notre Dame, localizada em Paris, na França, é um dos pontos turísticos mais famosos e conhecidos da Cidade Luz. Construída entre 1163 e 1345, o monumento recebeu milhares de visitas até 2019.

No dia 15 de abril daquele ano, um incêndio consumiu a catedral de 850 anos e fez o teto do lugar desabar. Desde então, autoridades francesas trabalham em prol da reforma da catedral, visando reestruturar seu projeto original.

E de acordo com uma história que está circulando na internet, os trabalhos da reforma já teriam ficado prontos. Segundo a publicação, a Catedral de Notre Dame teria sido reformada com um estilo moderno e recebido um teto de vidro, onde seria possível ver o céu de dentro do local. Confira:

Versão 1: “A mí particularmente no me gusta esta intervención Imágenes del nuevo Domo de la Catedral de Notre Dame en París, que permite la luz en su interior. Eu particularmente não gosto dessa intervenção Imagens do novo Dome da Catedral de Notre Dame em Paris, que permite a luz dentro de si”. Versão 2: “CATEDRAL DE NOTREDAME LUEGO DEL INCENDIO. CATEDRAL DE NOTREDAME DEPOIS DO INCÊNDIO”. Versão 3: “A mi si me gusta como quedó. Tendremos que volver para conocer rl nuevo techo… Eu gosto do jeito que ficou. Vamos ter que voltar para conhecer o novo telhado…”.

Catedral de Notre Dame é reformada com telhado de estilo moderno?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens fizeram sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixaram muita gente admirada com a suposta reforma. Apesar disso, a história não tem nada de real.

Basta olhar para as publicações para perceber que elas apresentam diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, também achamos toda a história muito estranha, uma vez que a reforma da Catedral de Notre Dame sequer começou. Depois do incêndio, o governo francês até tentou começar a limpeza e a reforma do local. Entretanto, o período de chuvas, o risco de contaminação por chumbo (material presente na estrutura original e que acabou se dispersando após o incêndio) e a pandemia da Covid-19 acabaram travando o processo de reforma.

Se isso não bastasse, a Catedral de Notre Dame é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1996. Isso obriga a reforma a seguir as convenções de patrimônio cultural, com uma escolha minuciosa de materiais e métodos. Isto é, a reforma não pode ser feita de qualquer maneira.

Depois de investigarmos bastante na internet, descobrimos que as imagens que estão circulando nas redes sociais, na verdade, são parte de um projeto conceitual. Em outubro de 2020, o estúdio de arquitetura Trnsfrm, situado em Amsterdã, na Holanda, divulgou um projeto alternativo para a reconstrução do telhado da catedral. No projeto, o estúdio de arquitetura Trnsfrm desenvolveu um conceito moderno, onde o telhado receberia um vitral colorido que parece girar sob a estrutura.

Por fim, apesar de muito bonito, o projeto também não deve sair do papel. Depois de muita conversa e discussão, em julho de 2020, as autoridades em cultura na França decidiram que a reforma da catedral vai seguir os mesmos padrões do projeto original, ou seja, a Catedral de Notre Dame será reconstruída exatamente como era antes do incêndio. Para tanto, o governo francês deve começar a cortar carvalhos centenários, em março de 2021, que serão usados na reconstrução do pináculo da catedral. A reforma, porém, deve durar anos.

Em resumo: a história que diz que a Catedral de Notre Dame teria sido reformada com telhado de vidro em estilo moderno é falsa! As imagens que andam circulando na internet, na verdade, fazem parte de um projeto conceitual do estúdio de arquitetura Trnsfrm, de Amsterdã, na Holanda. Se isso não bastasse, as obras de reconstrução sequer começaram. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy