Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Camarão gigante de 145 kg é encontrado por pescadores no Canadá #boato

Camarão gigante de 145 kg é encontrado por pescadores no Canadá #boato

Camarão gigante de 145 kg é encontrado por pescadores no Canadá, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra camarão gigante de 145 kg que foi encontrado por pescadores no Canadá. O bicho é impressionante.

Na história do Boatos.org, o que não faltou foi desmentido relacionado a imagens de animais bizarros. Já falamos de cobra gigante, lula gigante, chupacabra e até criaturas híbridas. No caso de hoje, vamos falar de um suposto caso de “camarão gigante”.

Se você está pensando em um “camarão gigante” que pode encher o seu prato, seja mais audacioso. De acordo com uma imagem que viralizou em redes sociais, o bicho precisou ser carregado por dois homens e pesa nada menos do que 145 kg. “Pescadores canadenses capturam camarão gigante – 145 kg”, diz uma das versões que circula online. Leia outra versão (mais completa):

Dois homens da costa atlântica canadense fizeram uma captura surpreendente enquanto pescavam perto da confluência do rio Matane e do rio St. Lawrence. Os pescadores capturaram um camarão do norte medindo mais de 2,80 metros de comprimento e pesando mais de 145 quilos, o maior crustáceo deste tipo que já foi capturado. Pescadores canadenses capturaram um camarão-ártico com mais de 2,80 metros e pesando mais de 145 kg, o maior crustáceo deste tipo capturado até então.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Rene Kirouac e seu irmão, Raymond Bergeron, estavam navegando quando notaram algum movimento incomum ao longo das rochas situadas perto da costa. Ao se aproximar, eles notaram que o movimento foi causado por camarão gigante, e eles partiram para capturar a criatura incrível. Percebendo rapidamente que suas armadilhas de pesca seriam inútil contra um crustáceo deste tamanho, os dois homens correram para para pegar suas espingardas de caça para lidar com o enorme animal. […]

Camarão gigante de 145 kg foi encontrado por pescadores no Canadá?

As imagens (que lembram mais um filme trash B) chamaram muita atenção na internet. Mas será mesmo que os tais pescadores encontraram um camarão gigante (mesmo) no Canadá? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos chamou atenção. Além do histórico do tipo de boato, ela tem algumas das principais características de boatos online: é alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Ao buscar pela história (em português) nada encontramos.

Para além disso, é possível ver que a foto tem, por assim dizer, alguns elementos “estranhos”. Além de o “camarão gigante” não estar sendo refletido na água (na imagem, o reflexo do homem “atravessa o animal”), ele está “pixelado” (muito provavelmente porque pegaram a imagem do animal e aumentaram muitas vezes).

Ao procurar pela história em inglês, descobrimos que o caso do “camarão gigante” foi desmentido em 2017 pelo site Snopes. A foto original era, na realidade, de um peixe que foi pescado em 2013 na Itália.

Resumindo: a história que aponta que um camarão gigante foi encontrado no Canadá é falsa. Trata-se de uma montagem feita em cima da foto de uma pescaria de um peixe gigante na Itália. Montagem, por sinal, muito mequetrefe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4