Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Arroz de plástico da China é vendido no Brasil #boato

Arroz de plástico da China é vendido no Brasil #boato

Boato – Fique de olho! Arroz de plástico, produzido na China, está sendo vendido no Brasil. Vídeo é a prova do “crime”. 

Histórias que envolvem supostas contaminações de alimentos são comuns na internet. E, quase sempre, faz alguns desavisados mudarem seus hábitos alimentares. Aqui, no Boatos.org, volta e meia aparecem histórias semelhantes.

Agora, uma mensagem que circula pela internet e em aplicativos de mensagens está fazendo uma alerta para os amantes do arroz. De acordo com a mensagem, o arroz de plástico da China está sendo vendido no Brasil. Leia o texto na íntegra:

ESTÃO FAZENDO UM ARROZ FALSO, FIQUE DE OLHO… – Pegue um punhado de arroz e coloque fogo. O que acontece depois pode te deixar impressionado. A China permanece sendo o maior produtor de arroz do mundo. Eles colhem mais de 200 milhões de toneladas por ano e uma grande parte disso é exportada para o mundo todo. Mas, tanto cozinheiros quanto restaurantes devem tomar cuidado: não só há incontáveis quantidades de pesticidas usados na agricultura chinesa, como, de acordo com uma reportagem do The Korea Times, o arroz está, também, sendo manufaturado artificialmente. Fécula de batata é misturada com plástico (resina sintética, por exemplo) e moldada em formato de grãos. Finalmente, os grãos são vaporizados com um aroma típico de arroz. Os médicos alertaram enfaticamente contra o consumo do produto artificial: três porções inteiras, aparentemente, contêm tanto plástico quanto uma sacola do mesmo material. Isso é alarmante! Com esses truques simples você pode testar se o seu arroz é integral e sem plástico: O teste da água Coloque uma colher de grãos de arroz (não cozidos) em um copo com água fria e mexa vigorosamente. Se todo o arroz afundar, pode consumir. Se os grãos ficarem na superfície, tenha cuidado. O teste do fogo Coloque fogo em um pouco de arroz com um fósforo ou isqueiro. Se ele começar a pegar fogo imediatamente e cheirar a plástico queimado, então você já sabe o que fazer… Não coma! O teste do pilão Quando você esmaga alguns grãos de arroz em um pilão, eles devem ficar reduzidos a um pó fino, branco e feculento. Mas com o arroz artificial você verá uma coloração amarela. O teste do mofo Se você quiser ter certeza se o seu arroz cozido é seguro, coloque uma pequena quantidade em um recipiente bem vedado e deixe em um local quente. Em aproximadamente dois dias ele terá ficado mofado. Só o arroz falso fica livre do mofo. Copie e compartilhe esses truques para que os seus amigos que amam arroz e para que ninguém tenha que comer plástico no jantar!

O arroz seria produzido com uma mistura de batata com uma resina sintética industrial. De acordo com as informações, o consumo de três porções do produto equivale a um saco plástico do supermercado. Confira o vídeo:

Arroz de plástico da China é vendido no Brasil?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Claro que é sempre importante ficar alerta com o que acontece e com que estamos consumindo. Mas, se você faz parte dos desavisados que deixaram de comer por causa desse aviso, pode preparar seus talheres e voltar pra mesa porque essa história não faz o menor sentido.

Se você acompanha o Boatos.org, já sabe que mensagens com caráter alarmista, sem fontes confiáveis e com erros de ortografia são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, já desmentimos histórias parecidas como a do bicho do feijão, óleo de canola com ácido ou a Fanta Uva com substâncias cancerígenas.

Em uma pesquisa rápida, descobrimos que apesar dessa notícia parecer recente, existe relatos semelhantes em publicações de 2011. Logo, se o arroz de plástico existisse já deveriam ter aparecido algum caso de contaminação aqui no país.

Para além disso, não há nenhuma evidência de que o Brasil esteja recebendo esse tipo de arroz. O Brasil costuma consumir o arroz que produz e/ou importar para países vizinhos como Argentina e Uruguai.

O site de notícias “Asia News”, em 2011, publicou uma matéria citando o suposto caso de arroz de plástico. Mas, a notícia não citou nenhuma fonte. Como já era de se imaginar, vários sites disseminaram a mesma informação, sem nenhuma fonte ou prova do caso.

Em novembro de 2015, a polícia de Jacarta, na Indonésia, informou que a história não passava de uma brincadeira (de péssimo gosto). Segundo os testes realizados, as amostras colhidas não continham as substancias citadas. O Snopes, site norte-americano que desmente boatos da internet, também publicou uma matéria sobre o caso.

Pois bem. Sendo assim, podemos afirmar que a história do arroz de plástico vendido no Brasil é falsa. Pegaram um caso suspeito, começaram a criar um alarde sobre o episódio e colocaram mais lenha na fogueira. É a velha história do aumenta e inventa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Márcia Dias, Rose Galenti e mais dois que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.