Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Argentina anuncia que vai expropriar terras para realizar reforma agrária #boato

Argentina anuncia que vai expropriar terras para realizar reforma agrária #boato

Alberto Fernández anuncia que Argentina vai expropriar terras para realizar reforma agrária, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Via Twitter, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou que vai expropriar terras para começar a realizar a reforma agrária no país.

Eleito no final do ano passado, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, já enfrentou resistência por parte do governo brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, se recusou a ir à posse. Passados alguns meses, a situação entre os países parece estar mais controlada. Controlada, porém, não totalmente pacificada.

A prova disso está na história que está circulando em redes sociais bolsonaristas. De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, Alberto Fernández teria anunciado que vai realizar uma expropriação de terras para a realização de uma reforma agrária no país. A prova disso seria um “tuíte” de 24/02 em que o presidente teria feito o anúncio. Leia a transcrição da publicação (e sua tradução):

Confira também: 4 fake news sobre a Argentina que viralizaram na pandemia

Alberto Fernández: Si el campo para y no quiere producir,pondremos em marcha la reforma agraria .Impulsaremos medidas com el fin de modificar la estructura de la propiedad y producción de la tierra. Expropiaremos y repartiremos las tierra entre la gente mas necesitada .De esta froma nivelaremos el posicionmiento social y económico de la povlación generando la iguadad social que es tan necesaria em nuestro país

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Tradução: Acabou a Argentina! Morro abaixo e acelerando. Alberto Fernández: Se o campo parar e não quiser produzir, implementaremos a reforma agrária e promoveremos medidas com o objetivo de modificar a estrutura da propriedade e a produção da terra. Despropriaremos e distribuiremos a terra entre as pessoas mais necessitadas, assim nivelaremos o posicionamento social e econômico da população gerando a igualdade social que é tão necessária em nosso país.

Alberto Fernández anuncia que Argentina vai expropriar terras para realizar reforma agrária?

O tal print se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que o presidente da Argentina anunciou que vai realizar a reforma agrária no país e expropriar terras? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

É claro que uma informação como essa já nos causou, de cara, muita estranheza. Uma medida como essa, de expropriação de terra, é algo muito forte e, com certeza, geraria muitas notícias por aí. Porém, ao buscar por mais detalhes em relação à suposta medida do governo da Argentina, nada encontramos.

Outro ponto que nos causou estranheza foi nos erros de formatação do suposto tuíte. Além de os pontos estarem sem espaçamento, o total de caracteres da mensagem chega a 395. Se você não sabe, o Twitter tem um limite de 280 caracteres. Isso nos faz desconfiar de que a imagem era uma montagem.

As desconfianças viraram certeza quando descobrimos que, na data em questão (24/04, às 4:58 da tarde), Fernández fez uma série de tuítes com conteúdo completamente diferente do descrito no boato. Na ocasião, ele pediu desculpas a organismos de direitos humanos por uma fala que deu dias antes em relação aos militares do país. Veja a sequência:

Resumindo: a história que aponta que o presidente da Argentina Alberto Fernández anunciou que vai expropriar terras para realizar a reforma agrária no país é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet em relação ao assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/38EOwt0