Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Anthony Fauci vai ser preso pelo Senado dos EUA #boato

Anthony Fauci vai ser preso pelo Senado dos EUA #boato

Anthony Fauci vai ser preso pelo Senado dos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Após vazamento de e-mails, o médico imunologista ligado ao governo dos Estados Unidos Anthony Fauci será preso pelo Senado dos EUA.

Vírus chinês, vazamento de laboratório na China, chineses desenvolveram o coronavírus… O que esses boatos têm em comum? São a prova viva de que quando o assunto é fake news nada se perde e tudo se transforma. Digo isso porque hoje (19/06/2021), depois de mais de um ano de pandemia, ainda nos deparamos com boatos com base nessas teorias mirabolantes sobre a origem do coronavírus.

No caso de hoje, a história envolve o médico imunologista Anthony Fauci, o Senado dos Estados Unidos e um mix de boatos. O alerta viralizou a partir de um vídeo, que circulou entre simpatizantes de Jair Bolsonaro e Donald Trumpm, que apontava que o médico imunologista norte-amerricano Anthony Fauci poderia ser preso por supostamente ter mentido no Senado. Após o vídeo, mensagens alertando que o médico seria preso por perjúrio viralizam no Facebook e WhatsApp. Em uma delas, o texto dizia “Fauci será preso por perjúrio”

Anthony Fauci vai ser preso pelo Senado dos EUA?

A história fez sucesso, mas o que pouca gente sabe é que, na verdade, a história de que o médico será preso mistura dois exageros em notícias.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O primeiro indício está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. O histórico de boatos sobre o assunto também não deixa dúvidas, já que boa parte delas foram desmentidas pelo próprio Boatos.org. Já aconteceu com George Soros, Trump, Papa Francisco, Joe Biden e por aí vai.

Pois bem, a primeira “notícia” é sobre um vazamento de e-mails que não é bem um vazamento. Na verdade, as mais de 3.200 páginas de e-mails do imunologista entre janeiro e junho de 2020 foram obtidas por meio de uma ação judicial movida pelo BuzzFeed News e o Washington Post (mecanismo semelhante à Lei de Acesso à Informação). O histórico de e-mails, divulgado pela imprensa, mostram como Fauci atuou diante da crise sanitária e dos conflitos com o governo Trump.

A partir da notícia, várias teorias surgiram sobre o assunto, como na história de que Anthony Fauci teria dito que o coronavírus era fruto de engenharia genética. Na época, o texto apontava que em “e-mails vazados de Anthony Fauci” teria afirmado que o coronavírus teria sido fruto de “engenharia genética” e que as máscaras eram inúteis. Acontece que em nenhum dos 3.200 e-mails, Anthony Fauci fala que o coronavírus tenha sido criado por meio de engenharia genética. O que houve foi uma interpretação errada de um e-mail.

Na realidade, Fauci enviou, via e-mail, o link de um artigo da revista Science ao biólogo Kristian Andersen. Mas, ao contrário do que se imagina, o artigo não falava sobre o vírus ser geneticamente modificado e sim sobre o trabalho de cientistas para encontrar a origem do vírus.

Junte isso ao fato de que uma declaração de membros do Senado rendeu uma outra fake news. Na época, um grupo de legisladores do Partido Republicano culpou as plataformas de tecnologia por limitar a discussão da teoria de que o vírus teria vazado de um laboratório chinês. A história também foi desmentida pelo Boatos.org.

A partir desses dois eventos (ambos desmentidos), as mentes não tão brilhantes da internet começaram a falar que o Fauci seria preso por causa do Senado. A mensagem fez sucesso, mas não só não deu em nada, como também foi rebatida pelo próprio imunologista.

Em uma entrevista ao NBC News ’Chuck Todd, Fauci disse que “as pessoas querem me despedir ou me colocar na prisão pelo que fiz – ou seja, seguir a ciência” e que esses “ataques a mim são, francamente, ataques à ciência”. Sobre as declarações do Senado, o médico disse que não tinha “ideia” do que estavam falando.

Resumindo: Anthony Fauci não será preso pelo Senado dos EUA. A história é falsa. Primeiro, porque não se sustenta e segundo porque não passa de um mix de boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso