Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Alemanha disse adeus a Angela Merkel com seis minutos de aplausos #boato

Alemanha disse adeus a Angela Merkel com seis minutos de aplausos #boato

Alemanha disse adeus a Angela Merkel com seis minutos de aplausos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Angela Merkel diz que não tem empregados, mora em casa comum e é aplaudida por seis minutos após deixar seu cargo.

Nas últimas duas décadas, quando ouvimos falar na Alemanha, o nome da chanceler Angela Merkel, automaticamente, se fez presente. Mas em 2021, isso vai mudar. Depois de 16 anos à frente da nação alemã, Angela Merkel vai deixar o poder.

O substituto da chanceler será eleito em setembro de 2021, durante as eleições gerais na Alemanha. E ao que tudo indica, o substituto deve continuar o bom trabalho executado pela chanceler.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o povo alemão soube reconhecer todo o trabalho prestado pela chanceler. Segundo a publicação, Angela Merkel teria se despedido do seu cargo e recebido seis minutos de aplausos. Ainda de acordo com a publicação, Merkel teria feito diversas afirmações onde mostrava sua humildade, dizendo que não possuía empregados e morava em um apartamento comum. Confira:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A Alemanha disse adeus a Merkel com seis minutos de calorosos aplausos. Os alemães escolheram -na para liderá-los, e ela liderou 80 milhões de alemães por 18 anos com competência, habilidade, dedicação e sinceridade. Durante esses dezoito anos de liderança da autoridade no seu país, não houve transgressões contra ele. Não designou uma secretária para nenhum de seus parentes. […]

Toda a gente nas cidades saiu para as sacadas das casas e aplaudiu calorosa e espontaneamente por 6 minutos contínuos. Ao contrário da nossa realidade populista, não houve elogio, hipocrisia, representação ou exagero. A Alemanha permaneceu como um só corpo despedindo-se da líder da Alemanha, uma física química que não se deixou seduzir pela moda ou pelas luzes e não comprou imóveis, carros, iates ou aviões particulares, sabendo que era da ex-Alemanha Oriental.

Ele abandonou o seu posto depois de deixar a Alemanha na liderança. Dezoito anos e não trocou de roupa. Numa conferência de imprensa um jornalista perguntou a Merkel: – reparo que o seu vestido é repetido, a senhora não tem outro? Ela respondeu: – Sou funcionária do governo e não modelo. Noutra conferência de imprensa perguntaram-lhe: – A senhora tem empregadas domésticas que fazem a limpeza da casa, preparam as refeições, etc.? A sua resposta foi: – Não, não tenho trabalhadores e não preciso deles. O meu marido e eu fazemos esse trabalho em casa todos os dias.

A Sra. Merkel mora num apartamento normal como qualquer outro cidadão. Este apartamento é aquele na qual ela vive desde antes de ser eleita Primeira-Ministra da Alemanha e não o deixou. Essa é a mulher que lidera a maior economia da Europa

Alemanha disse adeus a Angela Merkel com seis minutos de aplausos?

A informação teve grande repercussão nas redes sociais, em especial, no Facebook e WhatsApp. Apesar da história ser bonita, ela não passa de balela. A explicação para tudo está em notícias internacionais sobre o assunto e a falta de informações sobre alguns dados presentes no texto.

Basta olhar para a mensagem para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, a equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias falsas sobre líderes internacionais.

Por exemplo, a que dizia que Putin estaria com mal de Parkinson e iria deixar o governo da Rússia. Também a que indicava que o presidente dos EUA, Joe Biden, teria ameaçado bombardear o Brasil se país não cuidar da Amazônia e, por fim, a que apontava que Macron, presidente da França, queria anexar o Amapá à Guiana Francesa.

É fato que Angela Merkel foi aplaudida depois de fazer um pronunciamento de despedida emocionante. Entretanto, o fato ocorreu em 2018, quando a chanceler deixou o cargo de líder do seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU). Além disso, Angela Merkel só deixará o cargo de chanceler alemã em setembro de 2021, após as eleições dos Estados federados e as eleições gerais na Alemanha.

Ao procurar por mais informações, descobrimos que a informação já foi desmentida em Portugal. De acordo com o serviço de checagem Polígrafo, Angela Merkel foi aplaudida apenas pelos membros do seu partido, no congresso da União Democrata-Cristã (CDU).

Por fim, sobre a questão da chanceler ser um modelo para outros líderes, buscamos por mais informações, mas não encontramos nada que pudesse sustentar os apontamentos do texto. Isto é, não existem provas de que Angela Merkel tenha afirmado tudo aquilo que é dito no texto.

Em resumo: a história que diz que a Alemanha se despediu de Angela Merkel com seis minutos de aplausos é falsa! A chanceler alemã só vai deixar o cargo em setembro de 2021, após as eleições gerais na Alemanha. Além disso, Merkel, de fato, foi aplaudida. Porém, a situação ocorreu em 2018, quando ela entregou o cargo de líder do seu partido CDU. Se isso não bastasse, Merkel foi aplaudida apenas pelos membros do seu partido, não por toda a Alemanha. Por fim, não existem provas de que Merkel tenha feito as afirmações descritas no texto. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: