Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > 26 idosos que tomaram vacina contra Covid-19 no Reino Unido morreram #boato

26 idosos que tomaram vacina contra Covid-19 no Reino Unido morreram #boato

26 idosos que tomaram vacina contra Covid-19 no Reino Unido morreram, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Em um asilo no Reino Unido haviam 28 idosos. Todos tomaram a vacina contra a Covid-19, 26 morreram e as famílias foram proibidas de ver os corpos.

Na medida em que a vacinação contra a Covid-19 está se aproximado, membros do movimento antivacinas estão cada vez mais alucinados. A prova disso está na quantidade de fake news que está sendo “vomitada” nas redes sociais. A última na qual tivemos acesso fala sobre um suposto genocídio no Reino Unido.

Um áudio de uma mulher que alega estar falando falando com a “Luciana” e uma mensagem que está viralizando em redes sociais apontam que 26 idosos de um asilo morreram após tomar a vacina da Pfizer contra a Covid-19. As mensagens apontam que o local tinha 28 residentes e que os parentes das vítimas estão proibidos de ver os corpos. Leia a mensagem que circula online e a transcrição do áudio (mantivemos os erros de português e concordância):

Mensagem: BOMBÁSTICO Idosos tomando vacina do COVID 19 no Reino Unido estão falecendo de 28 vacinados 26 morreram 2 dias depois de ter tomado a vacina. Genocídio em massa ÁUDIO ABAIXO CONFIRMANDO. Os efeitos adversos de doenças irreversíveis serão sentidos em alguns meses. Não significa que os óbitos não podem começar instantaneamente.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Transcrição do áudio: Luciana. Eles vacinaram várias idosos. Desde segunda-feira até agora, eles estão vacinando todos os idosos. E aí, o que que aconteceu: tem muitos idosos morrendo dois dias depois, um dia depois da vacina. E aí, os parentes dos idosos foram protestar, foram tirar satisfação porque que eles morreram porque que os idosos estão morrendo. Só que só num asilo, com 28 residentes, 26 morreram e ficaram só dois. Só para você ter ideia. E os parentes, tá tudo reclamando. Entende? Tem gente que não acredita que essa vacina é para matar. Tem gente que pensa que essa vacina é para ajudar. E até os que pensam que é para ajudar, estão, agora, estão ficando desconfiado porque, tiraram, tomou a vacina, foram vacinado e morreram. E o pior de tudo é que eles não tão deixando os parente ver os corpos. Eles tão embalando os corpos, deve ser tipo aquela foto que você mandou, e eles são proibidos de verem os corpos, a família. E eles pegam os corpos e levam pá um lugar que ninguém sabe e dizem que não pode por causa de contaminação. Olha onde chegamos.

26 Idosos que tomaram vacina contra Covid-19 no Reino Unido morreram?

As mensagens se espalharam com muita força em redes sociais e, claro, ganharam o famoso “encaminhado com frequência” do WhatsApp. Mas será mesmo que a história que aponta que os 26 idosos morreram em um asilo no Reino Unido é real? Não, não é.

A mensagem e histórico recente já nos deixam muito desconfiados. Além de o tema vacina (como falamos no início do texto) ser o mais o recorrente em termos de fake news nos últimos tempos, a mensagem, apesar de almejar ser “informativa”, tem características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar fontes confiáveis.

Vale dizer que a mensagem em texto é assinada por um canal conspiracionista no Telegram. De lá, saem, por dia, dúzias de fake news quentinhas sobre vacinas. O canal é mantido por uma pessoa que já foi, inclusive, banida do YouTube algumas vezes.

Para piorar, ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, sabe o que encontramos a respeito das tais “mortes em massa”? Nada. Vamos imaginar: é claro que uma história bombástica relacionada a mortes em massa de idosos que tomaram vacina iria se tornar um escândalo e viraria notícia (possivelmente, a principalmente notícia no mundo). E aí, só encontramos em um áudio de uma mulher que “só contou pra amiga” e em uma mensagem vinda de um canal conspiracionista?

Vale dizer que, até o momento, não há qualquer relato de mortes causadas pela vacina no Reino Unido. A ocorrência mais grave até o momento foram dois casos de reação alérgica grave em profissionais de saúde que tinham histórico de crises alérgicas graves. Ambos se recuperaram e estão bem.

Resumindo: a história que aponta que 26 idosos morreram após tomar a vacina contra a Covid-19 em um asilo no Reino Unido é falsa. Foi tirada “do nada” e só está circulando em fontes mais do que suspeitas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK