Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 7 Fake news sobre a morte de Marília Mendonça

7 Fake news sobre a morte de Marília Mendonça

Lista de fake news e boatos do Boatos.org

Listamos sete fake news que circularam na internet após a queda do avião que culminou na morte da cantora Marília Mendonça.

Desde a tarde da sexta-feira (5 de novembro de 2021), o principal assunto na mídia brasileira, nas redes sociais e até em conversas entre grupos é o desastre aéreo que resultou na morte da cantora Marília Mendonça e de mais quatro pessoas. Desde então, muita desinformação se espalhou.

Infelizmente, não demos conta de desmentir todas essas histórias falsas, por assim dizer, da maneira tradicional que o Boatos.org faz. Por isso, estamos aqui para listar as fake news que surgiram no site nestes dias. A lista em questão pode ser atualizada nos próximos dias e pode conter links para desmentidos do site:

Fake #1 – Marília Mendonça não morreu e está bem

Quando a notícia de que o avião em que estava Marília Mendonça, a cobertura começou com uma informação errada. Com base em uma declaração da assessoria da cantora, toda a imprensa informou que ela havia sido resgatada com vida. Infelizmente, não havia. Como todos viram, a informação foi corrigida.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Porém, ainda há pessoas compartilhando em redes sociais (como, por exemplo, o TikTok) a informação desatualizada sobre o estado da cantora. Ou seja: se você “viveu em outro mundo” e ainda acredita que Marília Mendonça está viva, infelizmente a informação que você está vendo (mesmo que com o carimbo de veículos confiáveis de mídia) não procede.

Fake #2 – Vídeo mostra o momento da queda do avião de Marília Mendonça

Depois do acidente, um vídeo começou a viralizar na internet. Nas imagens, um avião perde altura perto de uma área de pouso e se choca em uma região de mata. Porém, o vídeo não é do acidente de novembro de 2021.

Trata-se de um vídeo de 2012 que começou a circular como se fosse da tragédia. O acidente, na realidade, ocorreu em Jundiaí e foi noticiado na mídia na época. Como explicamos aqui e no vídeo abaixo, não há, até o momento, qualquer vídeo do momento do acidente.

3) Áudio mostra diálogo entre piloto e co-piloto de avião de Marília Mendonça

Outro arquivo relacionado ao caso começou a circular online. Trata-se de um suposto áudio de um diálogo entre piloto e co-piloto no momento do acidente. Enquanto os dois conversam sobre amenidades (algo como um quati machucar a mão de alguém), há uma emergência na cabine e o desespero é gravado até o momento da queda.

O arquivo (chocante, por sinal) era, na realidade, do piloto e co-piloto do avião da Gol que se chocou com um jato Legacy e caiu em 2006. Na ocasião, o acidente com o avião do voo 1907 vitimou 154 pessoas, inclusive as que estavam no diálogo. Até o momento, não há divulgação do áudio de conversa entre piloto e co-piloto do avião que levava Marília Mendonça.

4) Piloto do avião que levava Marília Mendonça se vacinou um dia antes da tragédia

Assim que o acidente ocorreu, grupos antivacinas começaram a espalhar a informação de que o piloto da aeronave que levava Marília Mendonça havia se vacinado um dia antes da tragédia e que essa poderia ser a causa do desastre.

Trata-se de uma acusação sem nenhuma prova e sem nenhum sentido. Além de não existir nenhuma relação entre vacina e acidentes aéreos (como mostramos neste desmentido), não foi o piloto que se vacinou logo antes do voo. Foi a própria Marília Mendonça.

5) Marília Mendonça sonhou com o acidente no dia anterior ao voo

Houve ainda correlações que, além de não fazerem muito sentido, tiveram datas alteradas. Publicações em que Marília Mendonça fala sobre “trocar qualquer coisa para não ter que pegar avião” (na mensagem, ela ressalta que preferia “ficar pertinho da família” e não falou em medo) e sobre um sonho com água e cachoeira começaram a circulam como se fossem recentes.

Só que além de serem antigas, não passam de (salvo alguém que prove o contrário) coincidências que passaram por ilações. Não é possível dizer que houve qualquer premonição por parte da cantora sobre o acidente que tirou sua vida. Na realidade, isso está mais para sensacionalismo barato.

6) Vidente previu morte de Marília Mendonça e enviou carta para ela

Falando em sensacionalismo barato, depois do acidente começou a circular na internet a informação de que um vidente havia previsto a morte de Marília Mendonça e enviado a carta para ela. Como o vidente em questão só se manifesta após o ocorrido como nos casos de Eduardo Campos e Cristiano Araújo (e quando se manifestou antes errou a previsão), não dá para provar que ele “adivinhou algo”.

É importante citar que, no passado, já houve denúncias de que ele modificava documentos após serem autenticados em cartório e que ele dava dados sobre acidentes com base em informações preliminares da imprensa que se mostraram erradas. Tem que ser muito inocente para acreditar nesta, não?

7) Felipe Neto fez publicação relacionando queda do avião com “semente do ódio plantada em 2018”

O último, por enquanto, boato da nossa lista aponta que o youtube Felipe Neto havia publicado a seguinte informação no Twitter sobre a morte de Marília Mendonça: “A queda do avião de Marília Mendonça é nada menos do que fruto da semente de ódio que foi plantada em 2018”.

A informação é falsa e foi desmentida pelo próprio Felipe Neto. No Twitter, ele escreveu o seguinte. “É inacreditável… Esse print falso está viralizando no wpp, instagram e fb. A última coisa q eu queria era ter q explicar algo nesse momento, mas isso é uma nojeira sem limites dos bolsonaristas. Quem postar esse print fake será processado. Me avisem aqui. Por favor, dê RT”, disse.

Marcações: