Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > 7 fake news sobre o desastre de Brumadinho que viralizaram na web

7 fake news sobre o desastre de Brumadinho que viralizaram na web

Dentre vídeos falsos, declarações falsas e até uma teoria para o desastre, separamos informações falsas sobre o desastre de Brumadinho.

O rompimento da barragem da Vale na cidade de Brumadinho (MG) completou uma semana com mais de uma centena de mortes confirmadas, centenas de desaparecidos e com milhões de pessoas consternadas no Brasil.

Neste período, a internet acabou recebendo diversas informações falsas sobre o desastre. Dentre vídeos colocados fora de contexto, declarações falsas e até uma teoria para o que causou a tragédia, o Boatos.org separou sete informações falsas sobre o episódio. Para ver mais detalhes é só clicar nos links abaixo:

1) Desastre foi um atentado terrorista

O primeiro item da nossa é relativo a um texto que viralizou no WhatsApp e apontava que um cubano e um venezuelano explodiram a barragem da Vale para realizar um atentado. Desmentimos a história aqui:

Rompimento da barragem em Brumadinho foi um atentado terrorista, diz Abin #boato

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

2) Soldado israelense salvou bebê na lama

Um dos conteúdos que mais viralizaram na web dava conta de que um soldado israelense havia salvo um bebê da lama. Desmentimos o caso aqui:

Bebê é encontrado com vida por soldado israelense em Brumadinho, mostra vídeo #boato

3) Vídeos mostram momento do rompimento, mulher salva e animais arrastados

Vídeos falsos foram a tônica das fake news. Neste texto (que pode ser lido abaixo), o Boatos.org desmentiu um vídeo que apontava para o “momento do desastre” e um vídeo que seria de uma mulher salva por um milagre.

Vídeos mostram momento exato do rompimento da barragem e menina se salvando em Brumadinho #boato

Vídeos mostram animais arrastados em Brumadinho: Neste texto, desmentimos dois boatos que falavam de animais arrastados pela lama da barragem.

Vídeos da tragédia de Brumadinho mostram animais arrastados e onda de lama #boato

4) Dono da pousada gravou vídeo com poema quando a gente vai embora

O dono de uma pousada que morreu no desastre também virou personagem de uma fake news. Um vídeo do jornalista Sérgio Cursino viralizou como se fosse de Márcio Mascarenhas. Confira o desmentido:

Dono da pousada de Brumadinho gravou vídeo “a gente vai embora” #boato

5) Globo é hostilizada pelo povo em Brumadinho

É claro que um boato envolvendo a Globo circularia na web. Neste caso, os vídeos seriam do povo hostilizando repórteres. Desmentimos o caso aqui:

Vídeos mostram Globo sendo hostilizada por moradores de Brumadinho #boato

6) Michelle Bolsonaro ajudou a salvar animais e fez desabafo

Sobrou até para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. Neste texto, ela teria dado uma declaração falando sobre os animais.

Michelle Bolsonaro intervém a favor dos animais atingidos em Brumadinho #boato

Michelle Bolsonaro fez desabafo: Nesta outro, Michelle teria feito um desabafo contra “petistas” que criticaram pessoas que votaram em Bolsonaro.

Primeira-dama Michelle Bolsonaro faz desabafo sobre tragédia de Brumadinho #boato

7) Funcionários da Vale cantaram no dia do desastre

Mais um vídeo foi tema de uma fake news. As pessoas na filmagem até são funcionários da Vale, mas gravação não foi no dia do desastre. Confira:

Funcionários da Vale cantam no dia do desastre de Brumadinho, mostra vídeo #boato

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.