Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Zico fala sobre crise na Portuguesa e “roubalheira” do Flamengo #boato

Zico fala sobre crise na Portuguesa e “roubalheira” do Flamengo #boato

Boato – Zico lamenta eliminação da Portuguesa na Série D e diz ter profundo desgosto por roubalheira do Flamengo em 2013. 

O futebol é algo que já está no DNA do brasileiro. É aquele esporte que exalta as emoções dentro ou fora do campo. Um exemplo disso foi o caso do rebaixamento da Portuguesa, em 2013, após a escalação de um jogador irregular em uma partida do Campeonato Brasileiro. A decisão, na Justiça Desportiva, foi unânime e jogou a Lusa para a Série B, salvando o Fluminense do rebaixamento naquele ano.

De lá para cá, o time paulistano entrou em derrocada. Na última semana, após perder a última partida da fase de grupos da Série D, a Portuguesa terminou na lanterna do grupo A13 e acabou sendo eliminada. Com a derrota, o clube ficou “sem divisão” para disputar o Campeonato Brasileiro de 2018.

Com a crise, os boatos não demoraram a se espalhar. Entre eles, um comentário que seria do ex-jogador Zico sobre a eliminação da Lusa, que também aproveitou para alfinetar o Flamengo.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Zico Arthur Antunes Coimbra: Eu lamento muito pela Lusa. Enquanto vejo flamenguistas batendo no peito dizendo que nunca caíram, sinto profunda vergonha por mais esse capítulo sujo da história do futebol brasileiro. É por isso que não me aproximo do Flamengo pra nada. Hoje tenho profundo desgosto inclusive por ter ganho aquela libertadores de maneira desonesta, através do maior roubo da história do futebol, os 5 expulsos do Galo. Prezo pela honestidade, mais uma vez lamento pela Lusa. Vcs voltarão.

Zico teria lamentado a eliminação da Portuguesa e criticado a “roubalheira” do Flamengo?

Ora, ora. Apesar de a declaração de Zico ter deixado muitos flamenguistas enfurecidos, o comentário é uma mentira. E vamos te explicar o porquê.

Se você tem interesse em seguir o Zico nas redes sociais, é muito fácil identificar os verdadeiros perfis do craque na internet. Tanto no Facebook quanto no Twitter, os perfis verdadeiros de Zico são verificados. Isto é, há um símbolo (um tick) que mostra que a pessoa por trás do perfil ou página é realmente quem ela diz ser.

No caso do ídolo do futebol, as páginas pelas quais ele se comunica com os fãs são Zico – Arthur Antunes Coimbra, no Facebook, e @ZicoOficial, no Twitter. Além de não ser nenhuma das páginas oficiais do craque, a página que publicou o comentário também não é verificada. Ou seja, não tem o símbolo.

Além disso, ao buscar por mais informações sobre o comentário do craque, não encontramos notícias ou posts vinculados ao fato. E, convenhamos, uma declaração dessas seria assunto para a semana toda nos programas esportivos.

Por fim, a declaração de Zico sobre o jogo entre Flamengo e Atlético-MG, onde 5 atletas do Galo foram expulsos também é falsa. Em entrevista ao jornal O Globo, em 2011, Zico até teria lamentado a vitória do time do Flamengo naquelas condições. Porém, o ídolo também destacou que a equipe do Flamengo não foi favorecida. Bem diferente do que afirmou o perfil no comentário, não?

Depois desses fatos, fica fácil perceber que a história toda não passou de um boato, provavelmente ocasionado pela exaltação que o futebol desperta nos brasileiros. Então, fica a dica: confira antes de compartilhar.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.