Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torcidas de Flamengo e Corinthians gritam Bolsonaro e Globo tenta abafar #boato

Torcidas de Flamengo e Corinthians gritam Bolsonaro e Globo tenta abafar #boato

Boato – Vídeo flagra momento em que as torcidas do Flamengo e do Corinthians gritam e cantam em apoio a Bolsonaro. Áudio vazou na transmissão da Globo.

Futebol e política são dois assuntos que mexem com o brasileiro. Em meio a uma campanha presidencial (para não dizer outra coisa) pesada, tem muita gente até tentando relacionar um assunto com outro. É isso que faz um vídeo que começou a circular na internet após a segunda partida da semifinal da Copa do Brasil de 2018.

Dentro de campo, o Corinthians ganhou do Flamengo por 2 a 1 e se classificou para a final da competição. Fora dele, tem gente falando que as torcidas se uniram para apoiar, olha só, o candidato Jair Bolsonaro (PSL).

A filmagem mostra o início da transmissão da TV Globo (que, de acordo com a mensagem que acompanha o vídeo, teria tentado “abafar tudo”) e as torcidas gritando “o capitão voltou”, “mito, mito, mito” e “1, 2, 3, 4, 5, mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil” logo após o final da execução do Hino Nacional Brasileiro. Leia duas versões da mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: TORCIDAS DO FLAMENGO E CORINTHIANS GRITAM BOLSONARO, E GLOBO TENTA ABAFAR A GLOBO TENTOU ESCONDER O AUDIO DAS TORCIDAS, MAS DÁ PRA OUVIR DIREITINHO… Versão 2: FLAMENGO E CORINTHIANS GRITAM BOLSONARO, E GLOBO TENTA ABAFAR A GLOBO SE FU FU… TENTANDO ABAFAR O SOM DAS  TORCIDAS.. GRITAREM BOLSONARO PRESIDENTE…

Torcidas de Flamengo e Corinthians gritaram Bolsonaro e Globo tentou abafar?

Um dos vídeos que foram colocados no Youtube teve mais de 400 mil visualizações. Outro teve mais de 1,1 milhão de views. Mas será mesmo que as torcidas de Flamengo e Corinthians gritaram Bolsonaro e Globo tentou abafar “o grito do povo”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a filmagem, já ficamos desconfiados. O primeiro motivo está no fato de que a própria torcida organizada Gaviões da Fiel já se declarou contra Bolsonaro. Como o Corinthians era o “time da casa” e a torcida é, digamos, “firme nas ideias”, um grito como esse geraria, com certeza, confusão e pancadaria nas arquibancadas.

Outro motivo que fez a gente ficar com uma pulga “atrás da orelha” é o fato de que, há poucos dias, um boato muito parecido foi desmentido aqui: a do grito das torcidas pró-Bolsonaro das torcidas de Atlético (MG) e Cruzeiro (história desmentida aqui).

Ao olhar com mais atenção, percebemos que a fake news que envolve as torcidas de Flamengo e Corinthians e a que envolve as dos times mineiros têm uma “grande coincidência”: o tempo dos dois vídeos é de 1:13 e a sequência dos “gritos” é a mesmo. Note que, nos dois vídeos, alguém fala aos 52 segundos. Dá uma olhada aí no vídeo do Mineirão e compara com o do Itaquerão:

Sim, amigos. A pessoa usou o mesmo áudio da montagem no Mineirão para criar o boato entre as torcidas de Flamengo e Corinthians e o candidato do PSL. Só para garantir que o vídeo passou por uma montagem, fomos buscar por duas coisas.

A primeira delas foi uma busca por tuites do dia do jogo. Vamos pensar: se as torcidas gritassem Bolsonaro, as redes sociais iriam reverberar isso na hora. Porém, não achamos nada falando do “mito, mito, mito” etc.

A segunda foi buscar pelo áudio do momento do final do Hino Nacional no Itaquerão (justamente o início da transmissão da Globo). Achamos esse áudio (bem aberto) da rádio Jovem Pan. Escute (a partir da 1:06:45) e tire as suas conclusões:

Resumindo: a história que aponta que as torcidas de Flamengo e Corinthians gritaram e cantaram a favor de Bolsonaro nas semifinais da Copa do Brasil é falsa. O vídeo que circula online teve a inserção de um áudio já colocado em outra fake news sobre futebol e o candidato à Presidência da República. Ou seja, montagem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.