Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torcida da seleção xinga Lula durante jogo Brasil x Chile no Maracanã em 2022 #boato

Torcida da seleção xinga Lula durante jogo Brasil x Chile no Maracanã em 2022 #boato

Torcida da seleção xinga Lula durante jogo Brasil x Chile no Maracanã em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que a torcida da seleção brasileira grita “hey Lula vai tomar no c…” durante jogo Brasil x Chile no Maracanã em 24 de março de 2022.

No dia 24 de março de 2022, a seleção brasileira fez o que pode ser o último jogo no Maracanã antes da Copa do Mundo do Catar. Dentro de campo, o time fez bonito e goleou o Chile por 4 a 0. Fora, a torcida lotou as arquibancadas. No meio disso, um vídeo de cunho político começou a circular na internet.

Um vídeo mostra o que seriam torcedores da seleção brasileira xingando o ex-presidente Lula. Nas imagens torcedores estariam proferindo cânticos de xingamento ao ex-presidente Lula: “Hey Lula vai tomar no c…”. Junto ao vídeo, circulam mensagens que apontam que a manifestação seria a prova de que “as pesquisas eleitorais são falsas”. Confira o vídeo e leia algumas mensagens que estão circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Maracanã lotado, ontem, gritando o nome de Lula. Taí os 42% a 24% do Datafolha Versão 2: Resolveram fazer uma pesquisa eleitoral no Maracanã lotado, ontem, no jogo do Brasil. O nome do Lula foi o mais falado, confira no vídeo. Versão 3: Ontem no estádio do Maracanã. Os torcedores gritando “Ei Lula, vai toma no c…”. Realmente lindo ver isso. #Bolsonaro2022 Versão 4: Ontem no Maracanã Brasil x Chile Pesquisa fresquinha. O Lula é o cara mesmo. Ta liderando tudo Pesquisa eleitoral no Maracanã Versão 5: Pesquisa. O Lula vai ganhar mesmo. Ontem o Maracanã em peso gritando o nome dele

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Torcida xingou Lula em jogo Brasil x Chile no Maracanã em 2022?

Não demorou muito para as mensagens se espalharem com todas as forças entre bolsonaristas. Só que a informação que aponta que a torcida da seleção brasileira gritou “hey Lula vai tomar no c…” durante o jogo entre Brasil e Chile em 2022 é falsa.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos deixaram desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online, além de terem características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, serve para embasar outra fake news: de que as pesquisas eleitorais são fraudadas e têm como objetivo “prejudicar Bolsonaro”.

Para além disso, não é de hoje que boatos de “grande manifestações que desmentem as pesquisas que colocam Lula em primeiro lugar” circulam na internet. Nos últimos tempos, por exemplo, desmentimos fake news que apontavam que Lula havia sido hostilizado em Porto Alegre e Curitiba.

Já desconfiados, fomos buscar por mais detalhes sobre a história. Um bom indício de que a história é fake foi encontrada na marca d’água que aparece nas postagens. É de um perfil do TikTok @jvsk161. Ao olhar o perfil, vimos, além de postagens pró-Bolsonaro, montagens de torcidas xingando Lula. Detalhe: apesar de os vídeos serem de outras situações, o som é o mesmo (veja aqui e aqui).

Junte isso ao fato de que em nenhum momento da transmissão do jogo entre Brasil e Chile se ouviu a torcida xingando Lula (na verdade, ouvimos gritos de apoio a Neymar, Vinícius Júnior e de zoação ao Vasco estar na Série B). Nada sobre Lula, Bolsonaro e afins. Com mais algumas buscas, encontramos o vídeo com o áudio correto (era uma música pró-Flamengo). Assista:

Ao analisar o áudio, nos veio algo a memória. No ano passado, o Boatos.org desmentiu que a torcida do Atlético Mineiro teria xingado Lula durante um jogo do Campeonato Brasileiro de 2021. Os gritos eram os mesmos. Foi aí que achamos a publicação original: na realidade, o xingamento contra Lula foi proferido em 2016 durante um jogo do Galo. Assista ao vídeo com o áudio correto:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a torcida da seleção brasileira xingou Lula no Maracanã durante o jogo entre Brasil e Chile. Pegaram um vídeo de torcedores apoiando o Flamengo durante o jogo e inseriram um áudio antigo de torcedores do Atlético Mineiro xingando o ex-presidente em 2016.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso