Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Torcida do Atlético (MG) xinga Lula durante jogo do Brasileirão 2021 #boato

Torcida do Atlético (MG) xinga Lula durante jogo do Brasileirão 2021 #boato

Torcida do Atlético (MG) xinga Lula durante jogo do Brasileirão 2021, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra, em 2021, que Lula foi xingado pela torcida do Atlético (MG) durante partida do Campeonato Brasileiro no Mineirão.

A situação de momento no futebol e na política são estas (claro que tudo pode mudar). No Brasileirão, o Atlético (MG) abriu uma boa vantagem sobre concorrentes. No cenário eleitoral para 2022, as pesquisas mostram que Lula também tem uma vantagem sobre concorrentes. E a história de hoje consegue “juntar” os líderes, até o momento, na bola e no voto.

Um vídeo que viralizou nos últimos dias mostra a torcida do Atlético Mineiro proferindo xingamentos ao ex-presidente Lula. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o vídeo seria recente e seria “a prova” de que as pesquisas de intenção de voto estão erradas. Leia algumas das mensagens que circulam online e assistam ao vídeo:

Versão 1: Lula em primeiro lugar com a torcida do Atlético Mineiro no Mineirão Versão 2: Homenagem dos torcedores do Atlético Mineiro ao *Lula* líder nas pesquisas Do DATA FOICE! Estádio inteiro passando uma linda mensagem de apoio!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Lula arriscou e foi assistir Atlético MG X América, domingo último em BH. Foi muito emocionante quando o estádio inteiro começou a gritar pelo seu nome. Não tem preço!!! Cara com lágrimas de alegriaCara com lágrimas de alegriaCara com lágrimas de alegria 56 % na pesquisa, diz o Datafolha e só crescendo Dedo indicador apontando para baixo (costas da mão)

Torcida do Atlético (MG) xinga Lula durante jogo do Brasileirão 2021?

É claro que o vídeo em questão se espalhou com força entre perfis bolsonaristas em redes sociais. Porém, o vídeo em questão não foi gravado durante o Campeonato Brasileiro de 2021. Além disso, há outros erros na informação que circula por aí.

Antes de falar do arquivo em si, precisamos destacar que não é a primeira vez que vídeos são retirados de contexto para criar uma notícia falsa relacionada a Lula. Outro dia, desmentimos um vídeo de 2018 que estava sendo compartilhado como se fosse de 2021 e apontava que o ex-presidente havia sido proibido de fugir do país.

Além disso, as mensagens têm algumas das principais características de boatos online como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo é recente. Ou seja: já dá para ficarmos desconfiados.

Ao buscar por qualquer notícia de manifestação da torcida do Atlético (MG) em jogos recentes contra Lula (seja na partida contra o América (MG) ou na partida contra o Corinthians), nada encontramos. Ao analisar o vídeo, encontramos algumas contradições que, quem entende o mínimo de futebol, pode perceber. Vamos listar:

1) Não havia um torcedor de máscara. Por mais que o uso do aparato esteja sendo desrespeitado pela maioria dos torcedores, ainda há uma minoria responsável que segue as regras e a utiliza nos estádio. Isso já denota que o vídeo pode ser de antes da pandemia.

2) O estádio em questão não é o Mineirão. É o estádio Independência, também localizado em Belo Horizonte. Só há um detalhe: desde quando as torcidas foram liberadas nos estádios em Minas Gerais, o Atlético não mandou nenhum jogo no Independência.

3) O placar eletrônico do estádio mostra o logo do Colo-Colo, time chileno de futebol. A partir daí, buscamos detalhes por xingamentos a Lula e achamos uma notícia de 2016. De acordo com este artigo da Veja, torcedores, à época, “homenagearam” Sérgio Moro e xingaram Lula.

Resumindo: não é verdade que a torcida do Atlético (MG) xingou, em 2021, o ex-presidente Lula. O vídeo que está circulando online é antigo e nada tem a ver com a situação política neste momento no Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso